“Metal: A Headbanger’s Journey”, “Global Metal” e “Metal Evolution” são trabalhos do cineasta canadiano Sam Dunn.
A série televisiva “Metal Evolution”, que explica detalhadamente a história e evolução do heavy metal, esteve no ar no VH1. Não foi possível acabar a série como era intenção do cineasta, mas Sam Dunn não baixou os braços e lançou-se na sua aventura mais extrema: um documentário de metal extremo.
É o episódio que falta no “Metal Evolution”, aquele que não foi para o ar por ter sido considerado pelas cadeias responsáveis, demasiado underground. Dunn propôs-se concluir o seu trabalho sem a ajuda dessas cadeias, e brevemente teremos um episódio com foco no death, grindcore e black metal.
Há um ano atrás, os criadores da série pediram ajuda para angariar o dinheiro necessário à produção. A campanha inicial não atingiu a sua meta de $135000, mas o projecto prosseguiu e o último episódio já está completamente filmado, como planeado. Agora, Dunn lançou outra campanha da Indiegogo para a recta final do projecto. Esta campanha procura uma quantia muito mais modesta: $35000 para cobrir os custos de pós-produção (edição, animação, design gráfico, correcção de cor, etc.), a aquisição de direitos (para uso de fotos de arquivo) e taxas de licenciamento de música.
“As pessoas ficam muitas vezes surpreendidas com quanto custa a produção de filmes e televisão de qualidade. Exige muito trabalho difícil de uma talentosa equipa para assegurar que fazemos o melhor espectáculo possível. “Extreme Metal” merece o mesmo valor de alta-produção e a atenção aos pormenores que demos aos outros episódios de “Metal Evolution”.” - disse Dunn. “Eu não estou a ser pago para fazer este episódio, mas o que importa para mim é ter o “Metal Evolution” finalmente completo!”
Há muitas regalias para quem ajudar. Os detalhes da campanha, incluindo um novo trailer com cenas exclusivas da viagem de Banger’s Extreme Metal, podem ser vistos aqui.
Por: Vera Calvário - 1 Setembro 13