Já lá vão vinte e dois anos desde a criação dos Dark Tranquilly, que como todos sabem, é uma das bandas pioneiras do death metal melódico. Realmente o tempo não pára e o colectivo sueco também não, e este já é o décimo álbum da sua produtiva carreira.
Os Dark Tranquillity são uma banda que evolui em passos seguros, mas já precisava de um "abanão" maior na sua sonoridade, visto que "We Are The Void", apesar de ser um excelente disco (bastante underrated), é muito similar ao anterior, "Fiction". "Construct" é um álbum diferente dos anteriores, é no geral mais atmosférico, melódico e variado. Pode até não ter um conjunto de temas tão forte como, por exemplo, dos álbuns "Damage Done" ou "Fiction", no entanto é uma lufada de ar fresco - necessária - para manter as coisas interessantes.
A capacidade de escrever grandes temas continua intacta, o que fica bem patente em temas como a belíssima "What Only You Know", com a fantástica voz limpa de Michael Stanne em grande plano ; na algo industrial "Endtime Hearts"; em "Uniformity", com um refrão melódico daqueles que só a banda sabe fazer e é quando quer.
"Construct" é um álbum onde a banda usou uma maior liberdade em termos de composição, no entanto, não há nenhum tema no alinhamento que fuja claramente ao que já foi feito pelos suecos anteriormente, mas também nesta altura do campeonato ninguém está à espera que a banda altere drasticamente a sua sonoridade. É um álbum que soa diferente dos anteriores, mas que conserva todas as características que os tornaram numa banda de topo, no que ao death metal melódico diz respeito.
Mesmo estando longe de ser o melhor álbum, da dezena que compõe a discografia do grupo de Gotemburgo, "Construct", é o reafirmar da inequívoca qualidade dos Dark Tranquillity, num álbum com uns temas melhores que outros, é certo, mas que bate a concorrência sem qualquer problema.
Review por Mário Santos Rodrigues