4 anos depois do seu último álbum, Darkest Day, a banda de Death Metal da Florida anunciou uma campanha do Kickstarter para angariar fundos para gravar o seu novo álbum. Apesar de reconhecerem a importância das editoras no passado, afirmam que a indústria da música está em constante mudança, e neste momento querem poder fazer o álbum inteiramente para os fãs, sem intermediários.
O objectivo inicial de 10000 dólares, valor mínimo para cobrir os custos de produção do álbum, foi atingido em menos de 24h. A banda respondeu com um agradecimento sentido, e confessa: “Para sermos sinceros, foi extremamente assustador carregar no botão para lançar a campanha...não tínhamos a menor ideia de como seria a resposta, nem nunca esperámos tanto tão depressa, e o apoio e incentivo que vocês nos têm mostrado superou as expectativas.”
Ainda restam 40 dias para contribuir para esta campanha e o valor mínimo que pedem é de 1 dólar. Fãs que queiram contribuir com valores superiores têm direito a cópia digital do futuro álbum ou diferentes artigos de merchandise, consoante o valor.
O valor angariado vai já nos 18 137 dólares (7 Agosto). A banda diz que “os 10 000 dólares é o mínimo absoluto para tornar o álbum possível. Mas a verdade é que todo o marketing e distribuição tradicional que leva um álbum às prateleiras custa muito mais do que isso... e custa ainda mais fazer as malas e andar em tour.
São essas despesas que fazem com que os artistas precisem do apoio de uma empresa, e pondo as coisas de forma simples, quanto mais dinheiro angariarmos, mais podemos fazer. O que nos dá controlo e nos permitirá no fim dar-vos mais de volta.”
A banda definiu outros patamares em termos de dinheiro angariado, com diferentes regalias e recompensas para os fãs. Para os 20000 dólares (já tão perto de serem conseguidos), está prometido um documentário chamado “The Morrisound Experience”, uma verdadeira pérola para os fãs que seguem a banda desde que lançaram, há 25 anos atrás, o seu primeiro álbum de estúdio, Slowly we Rot.
O documentário mostra os Obituary a tocarem no estúdio que os viu nascer – Morrisound Recording Studios. Com uma equipa de produção profissional, filmaram durante 3 dias. As gravações finais vão incluir músicas dos primeiros e mais influentes álbuns da banda, Slowly We Rot (1989), Cause of Death (1990) e The End Complete (1992), assim como uma espreitadela ao estúdio.
Estão já definidos mais 2 patamares – 35000 e 50000 dólares- mas as respectivas recompensas para os fãs ainda não foram reveladas.
Há já alguma polémica relativamente a esta forma de arranjar dinheiro para gravar um álbum. Alguns afirmam que a banda está a mendigar, a aproveitar-se dos fãs, outros que se queixam de que os prémios e merchandise oferecidos pelas contribuições não são suficientemente bons, outros ainda que duvidam da qualidade do futuro álbum. Mas mesmo no meio destas opiniões menos positivas, também são muitos os fãs que apoiam esta iniciativa a 100% e que gostam de poder ajudar a banda e de sentirem que estão a contribuir para que os Obituary continuem a fazer a música de que gostam.
Pelo menos é o que a banda diz: “Nós queremos fazer música para os fãs que ainda vêm aos nossos concertos, que ainda usam as nossas coisas, que ainda têm um CD do Slowly We Rot no carro. Vocês são a razão pela qual estamos a fazer isto.”
Link para o kickstarter: http://www.kickstarter.com/projects/unation/help-fund-a-new-obituary-album
IS