Para os mais despercebidos do que de novo vai surgindo na música mais pesada, os Bombus são um jovem quarteto sueco, com uma paixão bastante vincada pelo heavy metal e pelo rock mais sujo como é passível de comprovar pela sua sonoridade. Três anos passados desde o álbum de estreia, o colectivo sueco traz o seu segundo registo de originais, intitulado " The Poet and the Parrot".
Com o sugestivo título, "Enter The Night", estes rapazes mostram que não estão para brincadeiras e acabam por nos deixar bem embalados nos seus riffs "emporcalhados" e atmosfera viciante. Segue-se a faixa-título, a mais longa do álbum e que serve para indicar que a banda se encontra com um certo à vontade no que toca à sua composição, sendo ela um pouco ambivalente, pois ora sentimos uma vibe meio oldschool com influências vincadas de Motorhead, Entombed e Melvins, ora a banda demonstra um toque mais moderno nas suas ideias, sabendo transmitir várias passagens sonoras, como é possível de constatar neste tema e no restante álbum. No tema "Liars", o ritmo abranda, mas não a intensidade, sendo que a banda aqui mostra um flirt com uma sonoridade mais próxima do sludge, não destoando do leque de nuances que o som dos Bombus proporciona aos ouvintes. "Into the Fire" fecha o ciclo deste álbum com chave de ouro pois este tema atinge mesmo o clímax de "The Poet and the Parrot" com uma atmosfera asfixiante e libertadora, ao mesmo tempo que só mostra a capacidade do que esta banda conseguirá alcançar no seu futuro.
No geral, o álbum tem uma fluidez e coesão bastante sólidas, com cada tema bem colocado, parecendo que estamos a ouvir uma única faixa onde os pontos fortes são a energia e vitalidade dos riffs e a ambiência que o colectivo consegue transmitir.
Nota: 8.5/10
Review por Ruben Mineiro