Joko Widodo, mais conhecido por Jokowi, governador de Jakarta (Indonésia), recebeu um baixo autografado de Robert Trujillo, baixista dos Metallica, mas teve de o entregar ao Estado em 30 dias, devido a leis que regulam a oferta de presentes a oficiais do governo.
De momento, as autoridades apuram se o instrumento foi um mero presente ou uma violação das regras de ética. A Comissão de Erradicação da Corrupção (KPK) determinou que o baixo é, agora, propriedade do Estado. Primeiro, pelo facto do seu valor exceder o limite para ofertas (Rp 300 000, aproximadamente 24€). Depois, por conter uma nota à parte da mensagem de Trujillo ("To Jokowi, keep playing that cool, funky bass"), com uma letra diferente da do baixista, com a expressão "Giving Back" (na foto acima), o que, na Indonésia, pode significar pedir algo em troca.
O director da KPK indicou que a Comissão pretende escolher uma de duas opções para o destino do baixo: uma delas pressupõe a entrega do instrumento a um museu; a outra opção consiste em leiloar o artigo através do Ministério das Finanças, o que significa que Jokowi pode reaver o baixo se licitar pelo mesmo, a um valor elevado.
Jokowi estima que o baixo vale cerca de 8 milhões de rupias (aproximadamente 635€), mas que as licitações podem chegar aos mil milhões.