A banda clássica de metal progressivo da Dinamarca comemorou em 2012 duas décadas de actividade discográfica e como tal resolveu, em conjunto com a sua presente editora, de comemorar esta data com um triplo álbum, mais um DVD, imperdível para todos os fãs. Onze álbuns de originais, três álbuns ao vivo e cinco lançamentos DVD/VHS é uma marca impressionante e este lançamento é mais que justificado. Assim sendo temos faixas de todos os lançamentos de estúdio, uma música nova, novas versões acústicas e faixas raras. No DVD, tem-se direito a todos os videoclips gravados pela banda.
Como diria o talhante, vamos por partes:
No primeiro CD temos faixas compreendidas entre o período de 1992 e 1997, compreendendo dois vocalistas diferentes. O primeiro, Henrik Brockmann, nas faixas "Flight", "Kingdom Dark", "Stranded" (do "Land Of Broken Hearts", de 1992), "Clown In The Mirror", "Wasted Time", "Epilogue" (do "Clown In The Mirror" de 1993); o segundo e o mais marcante da banda dinamarquesa, o norte americano D.C. Cooper, nas faixas "Time", "Far Away", "1348" - notando-se a ausência da "Step By Step" - (do "Moving Target" de 1995), "River Of Pain", "Tearing Down The World" e "Message To God" (do "Paradox" de 1997).
O segundo CD abrange o período de 1999 até 2011, começando com o vocalista John West, que substitui D.C. Cooper em 1999, com "Cold City Lights", "Follow Me" (do "Fear" de 1999), "Surrender", "The Mission". (versões ao vivo dos originais contidos no "The Mission" de 2001"), "Eye Witness" (também versão ao vivo do original contido no álbum com o mesmo nome de 2003), "Paper Blood", "Season's Change" (do "Paper Blood" de 2005); mais uma mudança de vocalista, desta feita o conceituado Mark Boals agarra o microfone e canta na "The First Rock", na "Tears Of The Sun" (do "Paradox II: Collision Course" de 2008), "The Well", "The Shadowman" (do "X" de 2010); D.C. volta à banda e canta na "Hard Rain's Coming" e na "Half Past Loneliness" (do último álbum de originais "Show Me How To Live" de 2011).
O terceiro CD começa com a nova música, "Save Me", uma faixa com um groove meio southern rock que funciona bem, passando depois para três versões acústicas sendo elas "One By One", "Bodyguard" e "Restless". Interessantes mas que não acrescentam muito em relação às originais, mas proporcionam um bom ambiente, relaxado. Depois temos as raridades. "Bad Luck" é retirado do "The Maxi EP", que antecedeu o lançamento de "Clown In The Mirror"; "Double Conversion" é retirado do single "Far Away" de 95; "U-Turn" do single "Intervention" de 2000; "Sixth Sense" é retirado da edição especial de "X" e "Day Is Dawning" que fecha o disco, faixa bónus da edição japonesa do álbum Eye Witness.
Em jeito de conclusão, e como não me posso pronunciar sobre o DVD já que o mesmo não estava incluído na promo enviada pela Frontiers, este best-of é um belo presente para todos os fãs e coleccionadores da banda dinamarquesa. Também é uma óptima forma de apresentação para quem não os conhece. De certeza que depois de ouvir esta grande colecção de temas, sentirão curiosidade para ouvir os trabalhos individualmente. Vale a pena conferir.
Nota: 8/10
Review por Fernando Ferreira
Review por Fernando Ferreira