About Me

Dordeduh - "Dar De Duh" Review


Ainda no rescaldo de 2012, é importante não deixar para trás um dos álbuns de estreia, que mais burburinho causou no panorama da música extrema. Os Dordeduh são um projecto que conta com ex-membros dos  Negură Bunget e que traz um colossal álbum de black metal bastante arrojado, denso e intenso.

A abrir este registo, temos logo o tema mais longo de todo o álbum. "Jind De Tronuri" é um tema que conta com dezasseis minutos de duração e que serve perfeitamente para mostrar o que podemos esperar de "Dar De Duh". Passagens soturnas e algo tenebrosas de onde surgem riffs rápidos e apurados com uma cadência galopante e cativante, aliados a uma voz profunda e cavernosa, são a receita vencedora em que este álbum aposta e acaba por convencer de forma bastante fácil. É também importante a transcendência que o colectivo tenta transmitir, nomeadamente nos coros, teclado e ainda na flauta, que surgem ocasionalmente, o que é mais um ponto a favor na mistura bem conjurada pela banda. Também existe espaço para temas mais lentos e mais discretos, como é o caso de "Flacararii" que evolui de forma deliciosamente malévola, apesar do seu início perturbadoramente sereno. É esse sentido de surpresa que ainda dá mais vontade de ouvir este álbum e saber que nenhum momento memorável é deixado para trás, sendo superado com uma mudança súbita ainda mais memorável.

Ao chegar ao fim deste álbum ficamos com a sensação de que nenhum tema fica a dever ao anterior e que, apesar de intrinsecamente serem ligeiramente diferentes, todos primam pelo mesmo objectivo: um conceito etéreo, atmosférico, denso e transcendental com capacidade para nos levar a uma grande viagem, não só sonora mas também espiritual.

Nota: 9.5/10

Review por Ruben Mineiro