About Me

Dreamshade - "The Gift Of Life" Review


The Gift Of Life, a ser lançado em Janeiro do próximo ano, trás de volta o regresso dos suecos Soilw...aham….correcção, os suíços Dreamshade, um colectivo que começou com uma interessante mistura entre o típico melodeath sueco, e o metalcore americano.

Piadolas à parte, se é verdade que no disco anterior, What Silence Hides, se ouvia influências que iam desde In Flames e Children of Bodom até Protest the Hero e Misery Signals, com a saída do vocalista Iko e a entrada de Kevin, a coisa soa perigosamente parecida com a banda de Bjorn Speed. Algo que tem especial preponderância tanto nos registos, ora cantado ora gritado do vocalista, como no uso de teclados e samples.

Mas no fundo, o que realmente importa saber é se The Gift Of Life é um disco de qualidade, merecedor do tempo e dinheiro investidos nele? Uma coisa é possível de garantir, não é uma escuta pesarosa, e de certa forma acaba por entreter bastante, se conseguirem abstrair-se da dita influência.

O tema inicial a meio gás Photographs, traz-nos desde logo um lead de guitarra bem pegajoso, bem como um daqueles refrões tão típicos, mas ainda assim bem conseguido. Já Your Voice assalta-nos os speakers com um riff made in Figure Number Five, com aquela velocidade tão melodeath. Sandcastles por seu lado, combina os dois mundos e relembra-nos o quão importante são os teclados na essência dos Dreamshade. 

E com isto ficam as cartas lançadas, pois mais teclado menos teclado, ou mais riff menos riff, é basicamente isso que ocorre no resto das faixas. Um disco com uma componente emocional bem vincada, e com aquela energia de quem está ainda a dar os primeiros passos. A produção também esta irrepreensível, e no fundo as queixas acabam mesmo por cingir-se à falta de originalidade, o problema é que é um queixa bem grande.

Nota: 7.8/10

Review por António Salazar Antunes