Após 12 anos de espera, os norte-americanos Control Denied começaram a trabalhar no seu segundo álbum. O guitarrista Shannon Hamm e o produtor Jim Morris estão a rever algum material gravado pelos Control Denied antes do falecimento de Chuck Schuldiner, guitarrista e fundador da banda.
Chuck já se encontrava a trabalhar num novo álbum quando, em 2001, a sua saúde se deteriorou, não chegando a poder concluí-lo. Os restantes membros do grupo, o baixista Steve DiGiorgio, o vocalista Tim Aymar, o guitarrista Shannon Hamm e o baterista Richard Christy mostraram, na altura, desejo de acabar este projecto em memória de Chuck; no entanto, uma batalha legal entre a família de Chuck e a Hammerheart Records, editora com a qual Chuck tinha assinado, colocou este desejo em espera.
Sucederam-se alguns lançamentos de baixa qualidade por parte desta editora (algumas gravações demo incompletas). A mãe de Chuck já havia mostrado interesse em que fosse finalizado este projecto, indicando que o último trabalho do seu filho merecia mais que lançamentos inacabados feitos em salas de ensaio.
Recorde-se que o primeiro e único álbum da banda até ao momento, "The Fragile Art Of Existence", foi lançado em 1999.
SD