About Me

Tankard - "A Girl Called Cerveza" Review

Não é qualquer banda que consegue atingir as três décadas de existência. Essa data é um momento único e que por essa mesma razão os Tankard decidem celebrá-lo com um novo álbum.

“A Girl Called Cerveza” não é apenas um registo comemorativo, mas também uma espécie de rapsódia sonora onde a banda capta todos os aspectos que caracterizaram o seu som ao longo de trinta anos. Assim sendo, este registo traz um thrash metal, regado com uma boa dose de cerveja e humor, mesclado com a sonoridade já característica dos Tankard.

As festividades têm início com “Rapid Fire (A Tyrant’s Elegy)” que marca a tendência para o resto do álbum, com riffs orelhudos e com um trabalho de guitarra apurado, com solos bastante bem trabalhados, o que acabará por ser uma das mais valias deste disco. E como todos os álbuns de thrash que se prezam, devem conter “hinos”, este registo traz-nos alguns temas com esse potencial como a faixa-título, “Running on Fumes” e ate “Metal Magnolia” que possuem refrões fortes para serem entoados em uníssono, enquanto acompanhados de um forte headbanging. O álbum segue o seu curso até “Metal Lady Boy”, um tema que conta com a participação da diva do heavy metal Doro Pesch que dá um contributo discreto, fazendo com que esta faixa não venha a destoar muito do restante conjunto.

Um dos pontos negativos deste álbum é talvez a sua previsibilidade, o que é compreensível se encararmos este registo como uma espécie de súmula sonora de tudo o que a banda fez até hoje. Ainda assim “A Girl Called Cerveza” consegue ser um registo bastante fluído e descontraído, sem grandes tensões.

Em suma, “A Girl Called Cerveza” gera saldo positivo, contudo, peca por falta de uma certa “profundidade” quando comparado com outros álbuns do estilo lançados neste ano. Mas mesmo assim este é um registo bastante agradável e que acompanhado com uma refrescante “loira” nos faz pensar e recordar com nostalgia tudo o que estes thrashers amantes de cerveja fizeram ao longo da sua carreira e naquilo que ainda poderá vir a chegar.

Feliz Aniversário!

Nota: 7.5/10

Review por Ruben Mineiro