About Me

Morbus Chron - "A Saunter Through the Shroud" Review

Os Morbus Chron são uma banda de death metal sueca, de Estocolmo, formada em 2007 por membros jovens e que aparentemente nunca tocaram em outras bandas, pelo menos é essa informação que temos no site Metal Archives. A banda já tem um longa duração editado em 2011, o qual não tivemos contacto, chegando-nos agora às mãos este EP de 3 temas, que serve para mostrar a sonoridade da banda, antes da mesma editar o seu segundo álbum, com lançamento previsto para 2013 pela grande editora, Century Media, pela qual o colectivo sueco assinou contrato no início do corrente ano.

Com estas informações em cima da mesa, o que podemos esperar desta banda? Death Metal old school sueco, com influências de pioneiros do género como Nihilist, Entombed e Dismember? Podemos dizer que sim, embora a influência mais notória neste três temas seja, sem dúvida, dos norte-americanos Autopsy.

A banda pratica uma sonoridade declaradamente retro, em que absorve influências do que se fazia nos primórdios deste sub-género fundamental da música extrema, em finais dos anos 80, inícios de 90 e mesmo a produção aponta para essa altura, acentuando ainda mais o travo old school das músicas.

Death Metal sujo e tosco, nem sempre tocado a alta velocidade, com partes mais d-beat e outras mais doomy, é o que podemos encontrar nestes três temas, que são uma amostra positiva e competente da banda, mas ainda algo curta e inconclusiva quanto á capacidade ou não, que os Morbus Chron terão de conquistar um público mais vasto, agora numa editora grande e que certamente lhes dará todas as condições a nível promocional, para vingarem num mercado cada vez mais repleto de novas propostas e modas.

No capítulo da originalidade, obviamente que a banda não será a melhor, nem o pretende ser, mas isso terá de ser compensado por uma grande capacidade a nível de composição e execução, que lhes permita estar na linha da frente do death metal de veia revivalista e de entusiasmar os ouvidos mais exigentes.

Para já os dados estão lançados, os Morbus Chron são uma banda interessante e com capacidade de fazer boas músicas, mas terão de fazer mais e melhor no seu segundo longa-duração, para que o seu nome seja fixado pelos amantes de death metal.

Nota: 7.2/10

Review por Mário Santos Rodrigues