About Me

Disaffected - "Rebirth" Review

"Rebirth" é, de facto, um nome bem escolhido para o segundo álbum dos nacionais Disaffected. A banda parou em 1997 e só regressou ao activo em 2006, deixando para trás o clássico do metal português, "Vast". O grupo assinou pela Massacre Records e editou este ano pela editora germânica este álbum, que é um autêntico renascimento e uma lufada de ar fresco, no panorama extremo e progressivo nacional.

A banda demorou anos a juntar e gravar este material e sabia que teria de apresentar novamente um grande disco para "justificar" o seu regresso e conseguiu, de facto, escrever um excelente conjunto de temas. "Rebirth" é um álbum que segue o mesmo trilho de "Vast", o do death metal progressivo. Este disco é progressivo, complexo, técnico, experimental e desafiante, requerendo algumas audições para ser apreciado na sua plenitude. Mas basta escutar os quase 10 minutos do primeiro tema, "C.ult O.f M.y A.shes", para perceber que temos em mão um álbum especial, o que se confirma nas outras faixas do mesmo.

Este quinteto é formado por grandes executantes que vários anos depois, mantêm as suas capacidades intactas e cuja mestria merece, mais do que ser descrita, merece ser ouvida.

Os fãs de metal progressivo, principalmente os da sua vertente mais extrema, já não precisam de procurar por bandas internacionais, porque para essas pessoas os Disaffected podem ser um prato cheio.

Esperemos que a banda não demore mais 17 anos a presentear-nos com mais uma obra deste calibre.

Nota:
8.6/10


Review por Mário Rodrigues