É com muito agrado que podemos ver surgir bandas como os Legacy of Cynthia no panorama português. Se é verdade que é pouco usual surgirem bandas de metal progressivo em Portugal, também é verdade que quando estas surgem, possuem uma qualidade acima da média. E disso os Legacy of Cynthia não são excepção.
"Voyage", o EP de estreia deste sexteto de Sintra, é surpreendente pela incorporação de um ambiente mais negro, por vezes doom, ao seu meta progressivo, o que disso é um bom exemplo o tom das vozes: que por vezes surgem mais profundas, a reforçar o ambiente enegrecido.
Desde o início da primeira música "The abyss of tragedy" que sentimos uma beleza e profundidade musical, muito em especial nas linhas melódicas instrumentais que nos submergem no ambiente muito próprio dos Legacy of Cynthia. Curioso também que a banda conseguiu incutir um misto de desespero e beleza em algumas das suas músicas, das quais a primeira faixa e a 4ª, "Juliet", representam esta fusão na perfeição. Outra agradável surpresa na música dos Legacy of Cynthia, é o quanto as faixas "Memories" e "Birds" nos remetem para o ambiente dos Sarcastic, com as devidas diferenças como é óbvio. O EP termina com a instrumental "After the rain", que nos transporta para outro local, e, mesmo para quem duvidava, pode perceber a qualidade muito acima do normal do sentimento e técnica da guitarra de M. Catalão. Por outro lado, após algumas audições é possível sentir um pequeno sentimento de desadequação da(s) voz(es) aos restantes instrumentos, o sentimento construído é por vezes entrecortado pela entrada da voz .
Os Legacy of Cynthia são uma grande promessa do progressivo em Portugal com todo o mérito: este EP de estreia já demonstra uma qualidade e uma solidez impressionantes para uma banda com tão pouco tempo. Mas muito, muito talento.
Nota: 8.0/10
Review por Ricardo Correia