About Me

Helder Oliveira - "For Eternity" Review

Helder Oliveira é um nome que à partida não é muito chamativo, mas é sem dúvida um nome a fixar com muita atenção por todos os amantes de guitar heroes. Portugal não é um país muito profícuo em mestres da guitarra, apenas Gonçalo Pereira e Paulo Barros se destacaram nesse campo. Pois bem, agora temos "For Eternity", o álbum de estreia do virtuoso Helder Oliveira, que mostra um músico muito talentoso na arte de tocar guitarra.

Temos aqui um som bastante heavy metal, solos de guitarra virtuosos, belíssimas melodias e riffs técnicos. Até a bateria que acompanha as guitarras está em bom plano, igualmente tocada por Helder Oliveira. Há partes rápidas e vários momentos memoráveis neste trabalho, que nos
permitem lembrar-nos dos temas e não nos aborrecermos durante a sua audição. Não é fácil ouvir discos apenas instrumentais para quem não está habituado a tal, mas mesmo a quem não ouve normalmente este tipo de som, recomenda-se, porque tem inequívoca qualidade e vale a pena escutar. É sabido que a última moda nos mundos do rock e do metal não são os guitar heroes, mas será tremendamente injusto se o nome de Helder Oliveira continuar no anonimato, após este óptimo álbum, porque mostrou ser um músico muito talentoso e compôs um forte conjunto de temas, com destaque para "Illusion's Paradise", "Believe" e "The Failure's Price".

O guitarrista de Viseu é da escola de Marty Friedman e Jason Becker e homenageia aqui os seus ídolos da melhor forma, ainda que com o seu cunho pessoal bem vincado. Não sabemos se "For Eternity" será um álbum para perdurar uma eternidade, mas é um forte conjunto de temas passível de proporcionar agradáveis audições. Quem dera a muitos projectos com voz, fazerem um álbum que mantém o interesse do princípio ao fim e demonstrarem o talento para a música de Helder Oliveira.


Nota: 8.2/10


Review por Mário Rodrigues