O que acontece quando se juntam ex-membros de Sentenced, Poisonblack, Embraze, Fall Of The Leafe? Uma banda de rock/metal gótico tipicamente finlandesa, certo? Mais ou menos. Os The Man-Eating Tree não têm aquele som tipicamente finlandês que as bandas atrás sugerem, principalmente as duas primeiras, embora se movam assumidamente nos terrenos do rock/metal gótico. Esse facto faz com que o seu som tenha alguma frescura inesperada e apesar do peso não ser muito, a verdade é que a voz de Tuomas Tuominen faz toda a diferença e dá aquele toque de genialidade que muitas bandas desejariam ter. No entanto, nem só da voz de Tuomas vivem os The Man-Eating Tree. A competência instrumental de Janne Markus e a Antti Karhu saltam à vista em músicas como Exhaled onde os riffs lentos e o fantástico solo fazem com que um feeling hipnótico se comece a formar na cabeça do ouvinte. Esta é definitivamente a música do álbum e a prova como a melancolia não tem que ser gratuita e azeiteira, mas que, na medida sorte, é o caminho certo para a perfeita.
Há mais momentos a destacar no álbum mas a sensação que fica depois de acabar os cerca de cinquenta minutos de música, é que no seu todo, esta é um dos álbuns do ano, no que diz respeito ao metal gótico e é a sua honestidade desarmante, a sua simplicidade. Não é preciso muito, grandes truques e realmente não há aqui truques, apenas uma voz fenomenal, capaz de dar vida a este conjunto de músicas de forma e mais cinco músicos por trás a manter de forma mais que competente a parte instrumental. “Harvest” é um grande álbum. Para quem gosta de metal gótico e também para aqueles que não suportam bandas como HIM, Charon e afins. Isto é algo diferente, algo não convencional, algo especial.
Nota:8.4/10 "Harvest" track list:
1. Harvest Bell 2. At The Green Country Chapel 3. Code Of Surrender 4. Armed 5. Like Mute Companions 6. Exhaled 7. Down To The Color Of The Eye 8. Incendere 9. All You Kept Free 10. Karsikko