Autores de dois dos mais estimulantes álbuns de metal gótico e sinfónico cantado no feminino, "Mother Earth" e "The Silent Force", os Within Temptation chegaram a 2011 apresentando uma sonoridade bastante diferente no novo álbum "The Unforgiving". "The Heart Of Everything" já tinha dado indicações de uma mudança na direcção musical da banda holandesa e os Within Temptation apresentaram no novo disco, uma sonoridade que na maior parte dos temas se pode considerar algo como pop/rock sinfónico. Continua a ser boa música, nada que se compare com a qualidade dos dois álbuns atrás citados nesta review, mas de facto a maior parte do material apresentado em "The Unforgiving", já não pode ser chamado de metal. Longe vão os tempos do gothic/doom de "Enter".
O metal sinfónico pelo qual a banda ser tornou famosa aparece timidamente em dois dos melhores temas deste disco "In The Middle Of The Night" e "Iron", que mesmo assim não estão ao nível das grandes músicas feitas pelo grupo no passado. "Shot In The Dark" e "Where Is The Edge", são bons temas mas numa toada mais pop/rock que poderá desagradar os fãs dos primeiros álbuns da banda. Já "Sinéad" é um dos temas mais fracos do disco, também está dentro dessa nova sonoridade mas também algo electrónica, parecendo quase uma música de Roxette. Um dos singles deste álbum "Faster", é uma música orelhuda, mas não tem assim tanto valor pela aproximação perigosa em termos sonoros (isto para não dizer pior) a "Wicked Games" de Chris Isakk. Baladas os Within Temptation sempre tiveram e este álbum não foge à regra e tem algumas, com destaque para "Fire And Ice", com uma excelente performance de Sharon. Apesar do registo vocal de Sharon ser diferente nos primeiros álbums, esta não sabe cantar mal, tem uma excelente voz que não deixa certas músicas cairem na vulgaridade. Este é um disco direccionado para a vocalista e é ela que brilha em deterimento das guitarras que pouco se ouvem durante o CD, ofuscadas também por uma sonoridade extremamente sinfónica e produzida.
"The Unforgiving" é um disco que varia entre o bom e o mediano de alguns temas, mas no geral o saldo ainda é positivo. Disse ainda porque não sei se este será o último bom disco dos Within Temptation, porque este já é o conjunto de temas menos inspirado da carreira da banda holandesa e o rumo mais comercial que estes tomaram poderá garantir-lhes sucesso mas musicalmente este caminho não é assim tão atractivo para os ouvidos mais exigentes.
Nota: 6.9/10
"The Unforgiven" Track List:
01. Why Not Me
02. Shot In The Dark
03. In The Middle Of The Night
04. Faster
05. Fire And Ice
06. Iron
07. Where Is The Edge
08. Sinéad
09. Lost
10. Murder
11. A Demon’s Fate
12. Stairway To The Skies
Myspace Oficial: http://www.myspace.com/withintemptation
Facebook Oficial: https://www.facebook.com/wtofficial
Review por Mário Rodrigues