É Portugal terreno fértil para o Doom? A resposta está tão à vista de todos - ou aos ouvidos de todos os que quiserem escutar por si próprios - que nem vou respoder a isso. Quem tiver dúvidas ouça com toda a atenção este novo álbum dos Before The Rain e dedique algumas horas a este grande disco, que é um claro candidato a melhor disco nacional de 2011 e a melhor álbum de Doom Metal a nível internacional. A par de "Erosion" de 2009 dos Process Of Guilt, este tem tanto valor musical para ter o mesmo impacto no presente ano.
Doom Metal de altíssima qualidade, extremamente bem composto e executado, com riffs bem arrastados, melodias contagiantes e uma voz única e desarmante por parte do norte-americano ex-Morgion Gary Griffith, que agora é o frontman da banda. Músicas longas que vão invadindo lentamente a cabeça do ouvinte com partes belas atmosféricas e por vezes passagens post-rock, é assim o novo disco dos Before The Rain, demonstrando progressão em relaçao ao também excelente "...One Day Less".
Se são fãs de Doom/Death Metal e querem ouvir um grande disco, que embora não saindo em demasia das raízes do género, mostra evolução e uma identidade própria, não sei do que estão à espera para ouvirem este CD recentemente lançado pela Italiana Avantegarde. Das seis músicas que compõem este disco destacam-se a colossal "Breaking The Waves", a intensa "A Glimpse Towards The Sun" e a contagiante "Frail", faixa título deste magistral trabalho.
Nota: 8.7/10
"Frail" Track List:
01. And The World Ends There
02. Shards
03. Breaking The Waves
04. A Glimpse Towards The Sun
05. Frail
06. Peace is Absent
Myspace Oficial: http://www.myspace.com/beforetheraindoom
Facebook Oficial: http://www.facebook.com/beforetheraindoom
Review por Mário Rodrigues