Fundados em 2003 e com uma demo de 2008 intitulada "As the Irony PreVails" e este EP editado em finais do ano passado, os Equaleft são um colectivo nacional que se destaca desde já por querer quebrar regras a nível estilístico.
O som da banda não tem um só estilo, os temas movem-se entre os mais diversos sub-géneros como death, thrash, groove, progressivo e mesmo hardcore. As músicas são fortes e todas têm os seus motivos de interesse por isso não vou destacar nenhuma em particular, recomendo que ouçam este EP de seis músicas do princípio ao fim!
Miguel Inglês, usa vários registos vocais diferentes ao logo dos temas, o que dá outra dinâmica aos mesmos, o trabalho de guitarras é criativo, algo original, o que faz os temas serem bastante diferentes entre si dando uma variedade de realçar, num grupo que apesar da experimentação sonora se pode inserir num thrash/death metal moderno e cheio de groove. A secção rítmica está muito bem trabalhada e acompanha superiomente as guitarras.
Concluindo, temos aqui um EP bastante promissor e indicativo de uma banda, que no seu álbum de estreia terá vários caminhos por onde seguir. Apesar de se notarem algumas influências de bandas como Gojira, Cynic, Meshuggah, ou mesmo Soulfly em alguns momentos, que são perfeitamente aceitáveis (todas as bandas as têm por mais que o neguem), os Equaleft têm condições para vir a ter uma das sonoridades mais originais dentro de portas, quando derem um cunho um pouco mais pessoal aos seus temas. Sem dúvida um nome que vai dar que falar no futuro!
Nota: 8/10
"...The Truth Vnravels" Track List:
01. Cynical Plague
02. Amnesia
03. Suffer no More
04. Uncover the Masks
05. Alone In Emptiness
06. Denial