About Me

Turisas - "Stand Up And Fight" Review

Os Turisas são uma das bandas que mais fãs tem resgatado para as suas fileiras nos últimos anos, fruto de lançamentos como «Battle Metal» e «The Varangian Way», colocando a armada finlandesa na primeira linha da saudável e bem-vinda batalha nórdica. Como é de imaginar, o novo trabalho não oferece nada de extraordinariamente diferente; eles mantêm o rumo traçado desde início, embora a atmosfera seja ainda mais épica que anteriormente.

«Stand Up And Fight!» desenrola-se em clima de luta, e do princípio ao fim a coragem e a determinação voam ao lado da voz de Mathias Nygard, onde cada palavra transpira personalidade quer em jeito de palestra, que na ordem para atacar (o artwork ilustra-o muito bem). Apostados numa toada vocal mais limpa e aclamatória durante grande parte do tempo, e juntando a esta um instrumental de forte cariz sinfónico, o resultado não poderia ser menos do que bom! Não se pense, no entanto, que o álbum em análise se cinge apenas a sinfonias que ao fim de uns poucos minutos aborrecem de morte. Temos guitarra, um baixo e bateria à altura, a oferecerem peso na medida certa. Não se pense igualmente que as músicas soam todas ao mesmo no que toca ao ouvido, todas elas mantêm os níveis de atenção em alerta e fazem-nos imaginar diferentes cenários. Em termos de qualidade não se verificam particulares outliers, sendo este um disco bastante sólido.

A edição especial conta com 2 covers, uma das quais de Black Sabbath. Já a edição normal é representada por 9 temas e demora cerca de 45 minutos a ser lida pelo aparelho. Apesar de ser um disco nivelado, não podemos comentar todos os temas como se fossem um único. Assim, algumas referências são pertinentes: o triunfal cortejo em «The March Of Varangian Guard», e a marítima «Hunting Pirates» que se revela como o tema mais ‘alegre’ do álbum; «Venetoi! –Prasinoi!» que nos transporta para as arenas onde Ben-Hur ou Maximus lutaram pela sobrevivência, e o tema título que é muito bom (lembram-se da palestra e ataque?). Antes do solitário final, «End Of An Empire» tem um refrão ultra orquestral e catchy. Não se discute se é melhor ou pior, é Turisas e sabe-se com o que contar. Sem dúvida um bom registo que certamente, mais audição menos audição, agradará aos fãs.

Nota: 8/10
“Stand Up And Fight” track list:

01. The March Of The Varangian Guard
02. Take The Day!
03. Hunting Pirates
04. βένετοι! - πράσινοι!
05. Stand Up And Fight
06. The Great Escape
07. Fear The Fear
08. End Of An Empire
09. The Bosphorus Freezes Over



Review por Carlos Fonte