About Me

WAKO - "The Road Of Awareness" Review

Quatro anos após o álbum de estreia dos WAKO "Deconstructive Essence", a banda volta à carga com o sucessor desse grande trabalho, que lhes valeu reconhecimento e um bom número de seguidores.

"The Road Of Awareness" é o nome do segundo longa duração do colectivo de Almeirim. Se este álbum é melhor ou não do que o anterior só o futuro o dirá, o que é certo é que é um fortíssimo trabalho e um digno sucessor do CD de 2007. Este é um trabalho menos 'In your face' do que "Deconstructive Essence", nem tão imediato, necessita de tempo e várias audições para que seja devidamente interiorizado. Mantém o peso e balanço do disco anterior, mas adiciona-lhe complexidade e mais mudanças de ritmo. Ao contrário de "Deconstructive Essence" que tinha "My Misery" este álbum não conta com baladas, tem sim um maior número de temas com passagens com voz limpa, nos refrões e noutras partes, mas sem lamechices ou exageros, não comprometendo o poder dos mesmos, dando uma maior dinâmica e ajudando no capítulo da memorabilidade. Apesar do CD de estreia do grupo nacional ter sido fantástico, os WAKO não quiseram fazer uma cópia desse trabalho e apresentam um novo álbum diferente e em que demonstram evolução na sua sonoridade.
A influência de Meshuggah está mais presente agora do que no primeiro disco e Lamb of God continua a ser uma referência, embora aqui de modo mais discreto. Apesar das influências com que ajudam os WAKO a construir o seu som, a banda apresenta uma personalidade bem vincada, mesclando-as com um death metal moderno.


Nuno Rodrigues voltou a mostrar que a sua voz poderosíssima e multifacetada é uma das melhores a nível nacional. Daniel Cardoso que aqui foi músico de sessão além de produtor (a mistura e masterização ficaram a cargo de Josh Wilbur) tem aqui uma performance assombrosa na bateria, substituindo bem Arlindo Cardoso que saiu da banda antes das gravações do álbum. O baixo está muito audível o que é de assinalar e as guitarras estão poderosas e criativas, aliando groove, peso e técnica.

Todo o álbum é muito bom mas é entre o terceiro e sétimo tema que estão as grandes músicas do CD, que são: "Dissonant Dark Dance", "Drifting Beyond Reality", "Extispicium", "The Shadows Collapse Within" e "Coded Message Of Death". De qualquer modo é um álbum para ouvir na integra e várias vezes, pois não tem faixas medianas e há sempre algo a descobrir e pormenores que só começam a fazer sentido depois de algumas audições. Após dois grandes álbuns, ao nível do melhor que se faz por cá, os WAKO têm todas as condições para virem a ser considerados um dos grandes nomes do cada vez mais rico metal nacional e qualidade para vingarem a nível internacional.

Nota: 8.5/10
"The Road To Awareness" track list:

01. The Shape Of Perfection
02. Ship Of Fools
03. Dissonant Dark Dance
04. Drifting Beyond Reality
05. Extispicium
06. The Shadows Collapse Within
07. Coded Message Of Death
08. The Sorcerer
09. Intersected To A Closer Premonition
10. Coronation Of Existence



Review por Mário Rodrigues