About Me

Neuraxis - "Asylon" Review

O maior perigo que pode haver para uma banda de death metal técnico é forçar em demasia a sua tecnicidade e esquecer que a música feita por músicos para músicos pode não agradar aqueles que não são, perdoem-me a redundância, músicos. Tal como tudo na vida, o equilíbrio entre o domínio dos instrumentos e das suas respectivas escalas e os chamados ganchos que agarram os consumidores pelos ouvidos é segredo do sucesso, fórmula mágica que não se encontra muitas vezes.

Os Neuraxis são oriundos do Canadá, esse terreno fértil em death metal de alta qualidade, e apesar de não terem nenhum dos seus membros fundadores presentes na formação actual, a coesão com que este “Asylon”, seu sexto álbum de originais, nos esmurra do início ao fim é impressionante. Mas ao contrário de outras tareias sonoras, esta deixa-nos revigorados no final. A dose de melodia a que cada composição é submetida faz com que o (alto) nível técnico não torne o álbum demasiado denso e aborrecido. Basta ouvir faixas como a “Purity” com o seu hipnotizante solo de guitarra melódico; a “Savior And Destroyer” com um fraseado de guitarra no refrão – se é que lhe podemos chamar isso – simplesmente memorável; a “By The Flesh”, com o seu riff ultra-poderoso que contagia desde o primeiro momento; e a faixa final “Left To Devour”, também ela com um grande solo de guitarra – grande em qualidade.

O único defeito que se poderia apontar é o registo uniforme do vocalista Alex LeBlanc e digo poderia se não estivéssemos a falar de death metal e dentro do género, as vocalizações estão bem enquadradas e conseguidas, completando bem o conjunto e ajudando a que seja fácil de, depois de quase quarenta minutos, se volte a carregar no play e ouvir novamente.

Nota: 8.1/10
Asylon track list:

1. Reptile
2. Asylum
3. Savior & Destroyer
4. By the Flesh
5. Sinister
6. Trauma
7. Resilience
8. Purity
9. V
10. Left to Devour



Review por Fernando Ferreira