About Me

Entrevista aos Orden Ogan


Neste domingo dia 17 de Abril os Orden Ogan irão actuar pela primeira vez em solo nacional, no Cine Teatro de Corroios, como banda de suporte dos Grave Digger. Falámos com Sebastian Levermann acerca do passado e actualidade da banda germânica, assim como da corrente tour.

M.I. - Qual o significado do nome "Orden Ogan"?

É o nome de uma ordem antiga, que foi capaz de transformar uma mistura de sangue de corvo, fezes de vaca e alguns muito bem guardados ingredientes secretos em ouro puro. Este processo foi chamado "ogan". Diz-se que precisas de uma frase musical especial para completar o processo. Temos as notas, mas não o ritmo certo e harmonia. Então, nós estamos basicamente a experimentar com as mesmas oito notas a toda a hora para encontrar a frase musical escondida para fazer ouro de fezes de vaca e sangue de corvo (temos isso em palco a toda a hora - se estavas a pensar no cheiro).


M.I. - Este ano vocês irão comemorar o vosso 15º aniversário. Conta-nos como têm sido este 15 anos de banda?

Isso não é completamente correto. Eu comecei a fazer música em conjunto com o nosso baterista Ghnu em 1996 e também fizemos algumas demos como "Orden Ogan" no final dos anos 90, mas começámos a contar os anos de Orden Ogan, quando começou a história real - com o EP Testimonium A.D. de 2004. Então, basicamente, a banda existe há 7 anos. O actual Line Up foi formado ainda mais tarde - em 2006. Foi grandes tempos de qualquer maneira, com muitos momentos engraçados e muitos momentos tristes. E eu não quero perder isso tudo. Especialmente os últimos anos foram óptimos.


M.I. - Em 2010 lançaram "Easton Hope". Como tem sido a reacção do público e da imprensa ao vosso álbum?

2010 foi um ano incrível para os Orden Ogan. Lançamos "Easton Hope" em Janeiro, re-lançamos a completamente esgotado "Vale" em Novembro, tocámos no Rock Hard Festival, Wacken Open Air, fizemos uma tour pela Alemanha, uma tour europeia com os Tiamat e outra com os Van Canto. "Easton Hope" foi muito bem recebido, principalmente na Alemanha. Orden Ogan ganhou imensos novos fãs com esse registo, como pudémos ver na nossa tour e nos concertos com os Van Canto.


M.I. - Já começam a pensar em compor o sucessor de "Easton Hope", ou ainda é cedo falar nisso?

Sim, nós terminámos 4 músicaS entretanto e deverÍamos estar em estúdio neste momento, mas "infelizmente" tivemos que confirmar a actual tour europeia com os Grave Digger. (risos) O registo está previsto ser lançado em Novembro ou em Janeiro de 2012. Espero conseguir cumprir o prazo...


M.I. - Que significado tem para vós, o facto de terem assindado contrato com a AFM Records? E como está a correr a relação com esta editora?

Para nós a AFM é uma grande editora que está a fazer um bom trabalho. Não temos nada a reclamar!


M.I. - Como se sentiram ao terem sido convidados a fazer parte da "The Clan Comes To Your Town Tour 2011"? E como tem corrido a mesma?

A banda de suporte original "Grand Magus" teve que cancelar a tour, porque o baterista está doente. O que posso dizer - nós recebemos uma chamada duass semanas antes da tour, em que nos perguntaram se puderiamos fazer toda a tour. Infelizmente o nosso baixista Lars e o nosso baterista Ghnu não puderam faze-lo em cima da hora por isso tivemos que perguntar aos nossos amigos Niels Löffler e Bastian Emig dos Van Canto se eles poderiam ajudar-nos no baixo e bateria. E aqui estamos nós (risos) A tour está a correr muito bem até à data. Neste momento estamos em Zlin (República Checa) à espera do nosso soundcheck e ansiosos realmente por tocar em Espanha e Portugal!


M.I. - A "The Clan Comes To Your Town Tour 2011" irá passar por Portugal..Alguma mensagem que querem deixar aos nossos leitores e ao público que irá marcar presença no próximo dia 17 em Corroios?

Espero ver todos vós lá seus headbangers loucos e que levem os vossos amigos todos lá. Esta será a primeira vez de Orden Ogan em Portugal, por isso vamos dar o nosso melhor! (risos)


M.I. - O que esperam que este ano de 2011 traga aos Orden Ogan?

Estamos a terminar a tour e vamos directamente de volta ao estúdio para continuar a gravar o nosso próximo disco. Depois disso, vamos gravar o primeiro videoclip para isso. Vamos tocar apenas uns Open Airs especiais no verão e concentrar-nos em promover o registo no Verão/Outono. Esperemos que seja lançado já em Novembro. Enquanto isso vão a www.facebook.com/ordenogan e dêem um "gosto". (risos)


Entrevista realizada por Diana Fernandes