Doom/Death Metal de grande qualidade, foi o que os Mourning Lenore fizeram no seu primeiro álbum intitulado "Mourning Bounded Infinities", editado em 2010. A banda formada em 2008 mostrou uma grande maturidade para um projecto relativamente recente. Entrevistámos o guitarrista João Arruda que considera haver uma forte cena doom metal em Portugal.
M.I. - Os Mourning Lenore formaram-se em 2008 e já conseguiram lançar um álbum de estreia que mostra muita qualidade e maturidade, quando bandas com mais anos de carreira não o conseguem fazer. Ao que achas que se deve isso? Ao vosso talento inato? Ou é fruto de muito trabalho?
Um pouco de ambas, com prevalência da segunda. O talento sem muito trabalho de pouco serve e o que é certo é que o trabalho árduo sem sido apanágio deste colectivo desde os seus primeiros passos.
M.I. - Quando tiveram certezas que era o momento certo para darem o importante passo de lançarem o primeiro álbum?
Naturalmente que não tínhamos propriamente certezas mas, à semelhança do que aconteceu com o SplitCD, decidimos arriscar. O Split tinha sido lançado no início de 2009 e o feedback havia sido extremamente positivo. Entretanto ambas as edições que foram feitas do Split esgotaram e por essa altura nós já tínhamos mais alguns temas que estávamos ansiosos por partilhar com o mundo pelo que decidimos dar o passo em frente em gravar o disco de estreia.
M.I. - Pretendem explorar sonoridades diferentes no vosso segundo álbum? Ou ainda é cedo para pensarem num novo trabalho?
Já começámos a trabalhar novos temas que virão a integrar um futuro registo discográfico e sim, novos caminhos serão trilhados, sem no entanto negligenciar os aspectos primordiais que nos caracterizam.
M.I. - Como tem sido a reacção do público aos concertos de promoção de "Loosely Bounded Infinities"?
Para nós tem sido extremamente gratificante pois temos tocado sempre para casas bem compostas e temos recebido bastantes mensagens de incentivo por parte dos nossos seguidores, seja nos próprios concertos, seja posteriormente via redes sociais ou e-mail.
M.I. - Achas que se pode falar numa cena Doom Metal em Portugal, tendo em conta a quantidade e qualidade que há de bandas no estilo em Portugal?
Sem dúvida, nas próprias reviews em sites estrangeiros já se menciona "a cena doom portuguesa" como algo próprio, singular, o que per se é demonstrativo da qualidade dos trabalhos que Portugal tem exportado.
M.I. - Que importância dão os Mourning Lenore à promoção da banda na internet em webzines, sites, foruns, rádios?
A tecnologia da informação é uma ferramenta de promoção poderosíssima e que nenhuma banda deve negligenciar. Para nós é igualmente importante promover o nosso trabalho seja em concertos como em webzines, sites, fóruns, redes sociais ou rádios pois o objectivo final é sempre dar a conhecer o nosso som a potenciais apreciadores do mesmo.
M.I. - Podes contar-nos qual é a origem do nome Mourning Lenore?
O nome Mourning Lenore teve a sua origem no poema "Lenore" da autoria de Edgar Alan Poe que descreve a morte e o consequente luto de uma jovem mulher chamada Lenore.
M.I. - Quais são as metas que os Mourning Lenore pretendem atingir a médio/longo prazo?
De momento estamos concentrados em trabalhar na sala de ensaios, rever pormenores que possam ter falhado nos últimos concertos, compor novos temas, para, assim que possível, regressarmos em força. Os nossos objectivos a médio prazo passam essencialmente por apresentar um registo discográfico, seja ele em formato álbum ou não, e dar algumas actuações no estrangeiro, não necessariamente por essa ordem
Facebook Oficial: http://www.facebook.com/pages/Mourning-Lenore/
Myspace Oficial: http://www.myspace.com/mourninglenoredoom