About Me

Entrevista aos Grave Digger


Precisamente uma semana antes da estreia em Portugal da conceituada banda de heavy/power metal germânica Grave Digger, aqui fica a entrevista que fizemos ao líder do grupo, o carismático Chris Boltendahl. O percurso do veterano grupo, o último álbum e a presente tour encabeçada pela banda, nas palavras do seu vocalista.


M.I. - Os Grave Digger têm uma sólida e longa carreira. Que balanço fazes de todos estes anos de banda?


Sim 30 anos é uma carreira realmente longa. Nós estamos orgulhosos disso. Tivemos tantos altos e baixos que é difícil escolher um acontecimento em especial. O maior acontecimento foi certamente o concerto do 30º aniversário no Wacken do ano passado. Tocar em frente de 750000 pessoas foi um acontecimento que nunca na vida irei esquecer e ninguém me poderá tirar essa experiência.


M.I. - A banda tem tido imensas mudanças de formação. Qual é o segredo para a qualidade da vossa música nunca sair abalada com essa instabilidade de line-up?


É como um casamento... Pode durar uma vida, ou dois meses ou... É uma espécie de relação pessoal também. Não é fácil lidar com os seres humanos... E as pessoas mudam o seu carácter ao longo dos anos...



M.I. - Quais são as diferenças que vês entre a cena do metal nos anos 80 e a actual?



Há uma grande diferença porque nos anos 80 não haviam tantas bandas na cena. Hoje em dia tens tantos produtos no mercado e as pessoas e fãs não podem comprar todo esse material. A situação económica também mudou no mundo. As pessoas têm menos dinheiro e tudo se está a tornar mais caro.


M.I. - Lançaram o álbum "The Clans Will Rise Again" à sete meses. Como está a ser a receptividade do novo CD pelos vossos fãs e pela imprensa?

Os média estão bastante agradados com este álbum. Teve excelentes reviews por todo o mundo... e também nos trouxe para outro nível. Estamos a fazer uma grande tour este ano. Os fãs estão a adorar a sequela de "Tunes of War"... é um verdadeiro álbum de heavy metal!


M.I. - Estás completamente satisfeito com o resultado final do novo álbum ou agora mudarias algo?

Não, está perfeito!


M.I. - Como está a correr a corrente tour dos Grave Digger?



A tour está a correr muito bem. Temos uma setlist ensaiada e todas as noites entretemos as pessoas com verdadeiro heavy metal germânico. Nós adoramos tocar ao vivo. Essa é a essencia da música, tocar ao vivo. Levar a tua própria música às pessoas.


M.I. - O último concerto da tour será em Portugal, país em que vocês tocam pela primeira vez. O que esperam desta estreia no nosso país? Queres deixar uma mensagem aos vossos fãs que vão assistir ao concerto?


Não esperamos nada em especial... apenas esperamos dar um óptimo concerto em Lisboa.


M.I. - Depois de finalizarem a tour quais são os vossos planos para o resto de 2011?


Andar muito em tour e começarmos a pensar num novo álbum.


Entrevista por Mário Rodrigues