About Me

Korpiklaani - "Ukon Wacka" Review

O Folk metal é daqueles géneros que vão ficando saturados com o aparecimento de inúmeras bandas que nada lhe acrescentam. Tendencialmente o interesse vai-se diluindo, mas felizmente há meia dúzia de nomes que mantêm qualquer coisa de especial na sonoridade. Um desses casos, e talvez o mais incontornável da actualidade, é o dos Korpiklaani.

“Ukon Wacka” é o sétimo disco de originais dos finlandeses e, como não poderia deixar de ser, é em ambiente festivaleiro que decorre cada um dos 41 minutos que compõem o álbum. Tendo como pano de fundo as suas raízes, os Korpiklaani homenageiam uma festa finlandesa (“Wacka”) que remonta, aos séculos XVI/XVII, onde o álcool assumia proporções épicas e fazia feliz todo aquele povo. Pois bem, não obstante o carácter festivo que a sua música demonstra, se no início da sua carreira o folk e toda a tradição sonora da Finlândia eram absolutamente tudo nas suas composições, nos últimos anos têm vindo a endurecer a sua postura e este novo álbum é expoente nesse campo, até em termos líricos. Sem perder particularmente na boa disposição, é indesmentível que as novas músicas, em geral, aparecem com uma compleição física mais pesada e musculada…mais metal.

Sendo um disco com riffs mais “in your face” e sérios, não deixa de haver muitos temas onde espontaneamente o pé começa a acompanhar o ritmo e daí à dança é um piscar de olhos. Basta para isso ouvir a faixa inicial “Louhen Yhdeksäs Poika”, ou “Tuoppi Oltta” que defende a cerveja e a mulher como fundamentais à sobrevivência do homem, ou ainda a sugestiva “Tequila”. A versão em digipack termina com uma pequena surpresa: uma cover do hino “Iron Fist” de Motorhead. Fazendo lembrar, em alguns momentos, Skyclad, «Ukon Wacka» está embebido em belas ambiências campestres. Embora mais duro, é Korpiklaani e esse é o melhor elogio. Copo em riste, dançar até cair para o lado e muita diversão…no dia a seguir logo se vê.

Nota: 8/10
"Ukon Wacka" track list:

01. Louhen Yhdeksäs Poika
02. Päät Pois Tai Hirteen
03. Tuoppi Oltta
04. Lonkkaluut
05. Tequila
06. Ukon Wacka
07. Korvesta Liha
08. Koivu Ja Tähti
09. Vaarinpolkka
10.Surma


Review por Carlos Fonte