About Me

Heavenwood - "Abyss Masterpiece" Review

Os Heavenwood são uma banda que dispensa apresentações para todos aqueles que seguem o metal nacional, sendo um dos nomes mais importantes do metal português. Os seus dois primeiros álbuns intitulados "Diva" ('96) e "Swallow" ('98), ambos lançados pela Massacre Records, tiveram sucesso a nível internacional e o grupo foi o primeiro nacional a pisar o palco do Wacken Open Air. Fizeram algumas tours europeias com importantes bandas internacionais como In Flames, Theatre of Tragedy, Atrocity, Solitude Aeturnus, entre outras. Após essas digressões, a banda esteve inactiva por várias razões e só voltou aos álbuns com "Redemption" de 2008. Esse álbum mostrou uns Heavenwood em boa forma e foi um óptimo álbum de regresso, mas "Abyss Masterpiece" é claramente superior a todos os níveis e perfeitamente capaz de ombrear com os clássicos da banda.

O dark/gothic metal praticado pelo grupo atinge aqui um nível de excelência capaz de superar todas as expectativas mesmo sabendo-se do seu talento inato. Todos os temas de "Abyss Masterpiece" sem excepção, são de enorme qualidade mas ainda assim destacam-se: a poderosa "Arcadia Order"; a incrivelmente orelhuda "Mourning Glory Clouds (In Manus Tuas Domine)"; a intensa "Poem for Matilde"; as envolventes "Once a Burden", "Winter Slave" e "Leonor", este último que conta com a participação da voz singular de Miriam E Renvåg dos Ram-Zet, numa combinação perfeita com os guturais de Ernesto Guerra. De realçar ainda "Godless Presiding Over Solitude", outra excelente faixa com óptimos riffs de guitarra, majestosas orquestrações e leads fantásticas na sua segunda metade. As músicas presentes neste álbum são muito variadas, embora coerentes a nível sonoro. Este álbum está repleto de riffs fortes, leads memoráveis, contém orquestrações que são uma mais valia mas que não tiram o brilho às guitarras, e quer Ernesto Guerra (nos guturais), quer Ricardo Dias (nas vozes cantadas) têm ambos excelentes performances.

Os Heavenwood apresentam-se neste trabalho que será lançado pela Francesa Listenable Records, com o som mais único e maduro da sua carreira e espero que tudo isto seja o suficiente para catapultar os Heavenwood novamente para o sucesso internacional. A nível nacional temos aqui sem dúvida um sério candidato a álbum do ano e a figurar em qualquer lista de melhores de 2011, num dos lugares cimeiros.
É uma masterpiece? Sim, sem sombra de dúvida!

Nota: 8.7/10

"Abyss Masterpice" track list:

01. The Arcadia Order

02. Morning Glory Clouds (In Manus Tuas Domine)

03. Goddess Presiding Over Solitude
04. Once A Burden
05. Winter Slave

06. Leonor
07. Poem For Matilde

08. Fading Sun
09. September Blood

10. Sudden Scars

11. Like Yesterday
12. Her Lament






Review por Mário Rodrigues