About Me

Entrevista aos Daemogorgon


Os Daemogorgon são uma banda de black/death metal nacional, autores de um óptimo EP intitulado "Chaos.Through.Phobia", que augura um futuro muito promissor para este colectivo. É desse trabalho que falamos nesta entrevista. Fiquem a conhecer melhor este grupo que irá abrir o concerto de Mayhem no Hard Club, no dia 23 de Abril.

M.I. -Qual a origem do nome Daemogorgon e porque o escolheram para nomear a banda?

O nome Daemogorgon é uma adaptação do termo original “Demogorgon” cuja compreensão do significado permanece ainda um pouco incerta, uma vez que o termo é conotado a diferentes mitologias como a nórdica e a grega. Entre várias teorias/histórias, a mais aceite é que Demogorgon seria o termo usado para designar o Deus Pagão associado ao submundo, um ser poderoso e primordial. É um nome com significado forte e foi o escolhido pelo Duarte (membro fundador) para a banda.


M.I.- Como conseguiram o acordo com a Raising Legends e a Raging Planet para edição do EP "Chaos.Through.Phobia"?

Após a gravação de “Chaos.Through.Phobia” fizemos alguns contactos com editoras e promotores no sentido de procurar ajuda/cooperação na edição profissional do nosso trabalho. Passamos então por um período, que foi mais longo do que o que tínhamos previsto, em que tivemos em contacto com editoras mas que não encontramos um acordo que nós considerássemos positivo para Daemogorgon. Assim sendo tínhamos já decidido em avançar para uma edição de autor (auto-financiada). Quando tínhamos já o material pronto a avançar na fábrica, surgiu o interesse da Raising Legends Records aliada à Raging Planet para a edição de “Chaos.Through.Phobia” e para um futuro trabalho, propuseram-nos um acordo que nós consideramos bom para nós e até a data estamos extremamente satisfeitos com esta aliança.


M.I. - Conta-nos o porquê da evolução a nível sonoro que os Daemogorgon tiveram do Black Metal mais puro da demo de 2005 "Mortiis Thriumphus", para o Black/Death Metal de "Chaos.Through.Phobia"?

A formação inicial dos Daemogorgon aquando da criação da demo Mortiis Thrivmphvs era diferente, e na altura todo o processo criativo passava pelo Duarte Gonçalves. Após o lançamento da Demo a banda sofreu algumas alterações de formação, saindo o Duarte, passando eu para a guitarra e entrando o Baal Quinhones para o baixo. Essas alterações fizeram-se sentir também no método e estilo das novas composições, no entanto julgo que foi um processo natural e não forçado, consequência dos gostos em geral do grupo que convergiram mais em direcção ao Death Metal, entre outros géneros. Ainda que com algumas influências Black Metal, não podemos dizer que “Chaos.Through.Phobia” tenha temas de puro Black Metal como acontecia na demo. No entanto reflecte na perfeição o estilo actual de Daemogorgon.


M.I. - No próximo trabalho dos Daemogorgon pensas que poderão ser audíveis mais algumas alterações a nível sonoro ou achas que a banda com este EP já encontrou o seu som?

Neste momento a banda encontrou de facto uma sonoridade consistente com a qual nos identificamos e à qual definimos ser a sonoridade Daemogorgon, no entanto não gostamos de nos rotular. Todos nós temos variados gostos musicais o que permite sempre algum espaço para que possa haver inovações desde que essas inovações nos satisfaçam ou completem como banda. Acho importante referir que apenas procuramos fazer a música que nos agrada, que, por ventura poderá afluir noutras nuances musicais.


M.I. - Tu e o baterista Luís Barroso são os principais compositores dos Daemogorgon?

Sim, essencialmente eu componho a maioria dos riffs, e depois conjuntamente com o Barroso criamos uma estrutura estável para os temas. No entanto os restantes elementos também participam activamente na composição através de opiniões, adições à mesma, alterações na estrutura da música e arranjos, no ritmo, segmentos do baixo, e ritmo vocal. O aspecto lírico da banda também é um trabalho essencialmente de grupo.


M.I. -A banda já se encontra a compor para um novo trabalho ou a prioridade por enquanto são os concertos e divulgar "Chaos.Through.Phobia"?

Podemos dizer que a banda neste momento trabalha em duas frentes, talvez até com alguma prioridade para a composição do novo trabalho, que é algo que nos dá bastante gozo fazer e esperamos voltar com grande força no próximo Outono, já com novos temas e muita energia. Contudo há sempre espaço para alguns concertos. Gostamos de tocar em locais e com bandas inéditas, ou então concertos considerados importantes para a promoção e afirmação da banda como grandes festivais, ou como o concerto que faremos no Hard Club como opening act para Mayhem a 23 de Abril por exemplo.


M.I. -O ano de 2010, ano do lançamento do vosso EP, já terminou. Qual o balanço que fazes desse ano na vida dos Daemogorgon? E quais os objectivos da banda para este ano de 2011?

O balanço é efectivamente muito positivo, pelo que já partilhamos os melhores palcos com grandes bandas a nível nacional. O acordo com as editoras Raising Legends e Raging Planet foi também muito bom para a divulgação e afirmação do nome Daemogorgon e para o suporte de um futuro trabalho. Para este ano procuramos continuar o processo de composição para trazer mais temas ao pessoal que gosta de Daemogorgon e que sempre nos apoiaram assim como para os novos ouvintes também. Temos o objectivo de levar a nossa música ao maior número de pessoas possíveis pelo que ansiamos também por cruzar fronteiras e levar esta sonoridade fora de Portugal.


M.I. -A internet hoje em dia é uma ferramenta importante na divulgação das bandas. Qual a importancia que dás à promoção dos Daemogorgon na imprensa online em webzines como a Metal Imperium entre outras e nas redes sociais como o myspace, facebook, etc...?

De facto é verdade e isso vê-se com a adopção do myspace como página principal de muitas bandas e como plataforma primária para a divulgação das mesmas, agora já com novas tendências como o facebook, etc. É a tecnologia ao serviço das sociedades e neste caso ao serviço do Metal nacional, e como tal consideramos de extrema importância estar cada vez mais presente nos meios da internet. Este fenómeno é-nos favorável uma vez que nos permite divulgar facilmente o nosso trabalho, assim como é benéfico a qualquer metalhead sedento de conhecer novos projectos e notícias das suas bandas favoritas que hoje em dia se encontram à distância de um click.


M.I. -Pensam no futuro poder vir a espalhar o som dos Daemogorgon também a nível internacional?

Sim, como referi, com esta consolidação da banda e com o EP “Chaos.Through.Phobia” ainda na calha procuramos em breve promover o EP assim como novos temas a um nível internacional. Consideramos isso como um objectivo importante a curto prazo.


M.I. -Quem quiser ver um concerto dos Daemogorgon onde o poderá fazer num futuro próximo?

Estaremos no dia 16 de Abril em São Pedro do Sul no SPS MetalFest com os ShadowSphere e os Processing Cut Mode e uma semana depois no dia 23 de Abril estaremos na sala 1 do Hard Club no Porto com os grandes MAYHEM. Esperamos ver o máximo de pessoal nas duas datas!


M.I. -Deixa uma última mensagem aos vossos ouvintes e aos visitantes da Metal Imperium.

Antes de mais, muito obrigado à Metal Imperium pela entrevista e pela divulgação do metal nacional.
Se quiserem saber mais informações acerca de Daemogorgon, informações acerca de concertos, ou só para saberem o que andamos a fazer, visitem as nossas páginas oficiais de myspace/facebook e continuem a apoiar e a respirar METAL! Horns up!

--


Entrevista por Mário Rodrigues