About Me

Cast a Fire - "These Troubled Waters" Review

Cast a Fire é um projecto de Bruno Mira, que após ter finalizado o álbum de estreia "These Troubled Waters" (tendo produzido, gravado, cantado e tocado todos os instrumentos neste CD) arranjou dois novos elementos para poder tocar ao vivo este trabalho. O mentor deste projecto mostrou ser um excelente multi-instrumentista, vocalista e compositor neste álbum.

O CD começa com "Never Forget", um grande tema em que se percebe a influência de Dream Theater, presente nos outros temas do álbum, mas sem comprometer a personalidade de Cast a Fire. A destacar um óptimo refrão e um instrumental superiormente trabalhado. À segunda música "Whisper (Calling You)" já se percebe a grande qualidade musical e a maturidade de composição impressionantes para um primeiro álbum. Em seguida "Heroes Legacy" é um tema com um ambiente único criado pela guitarra e teclas que combinam na perfeição. O refrão é fortíssimo e a voz distinta de Bruno Mira evidencia-se neste tema. "Black Stage" é outro tema em que dedectam semelhanças aos reis do metal progressivo. Esta é outra das melhores músicas deste trabalho e em que é mais evidente o bom gosto dos Cast a Fire nos arranjos. "True Lovers Never Die" é um tema com um belo início em piano que se estende durante o verso, com Bruno Mira a mostrar mais uma vez a sua voz diferente, aqui com uma performance algo melancólica. Depois de uma intro instrumental temos "Ash, Dust and Memories", com um ritmo quase industrial e uma voz quase gutural que invadem o início do tema, para depois voltarmos à sonoridade mais 'habitual'. "Still Mystery" é uma balada servida de guitarras acústicas e teclado em evidência e conta com uma performance sentida de Bruno Mira na voz. O tema título é outro dos pontos altos deste trabalho sem temas fracos, é uma música com uma sonoridade meio mediaval a fazer lembrar na sua primeira metade, as baladas épicas dos Blind Guardian, para na parte final se turnar num tema quase folk metal, com reminisciencias de Tyr.


Concluindo, temos aqui um grande trabalho de um rock/heavy metal muito melódico e algo progressivo. "These Troubled Waters" foi uma das grandes surpresas de 2010 a nível nacional e merece sem sombra de dúvida toda a atenção por parte do público Português.


Nota:
8.2/10
"These Troubled Waters" Track List:

01. I Never Forget
02. Whisper (Calling You)
03. Heroes Legacy
04. Black Stage
05. True Lovers Never Die
06. Prelude To Infinity
07. Ash, Dust And Memories
08. Still Mystery
09. These Troubled Waters
10. Vasto Negro Infinito


Myspace Oficial: http://www.myspace.com/castafireband
Facebook Oficial: http://www.facebook.com/castafire


Review por Mário Rodrigues