About Me

Burzum - "Fallen" Review

Seja amado ou desprezado, normalmente a expectativa criada com um novo lançamento é sempre alta. «Fallen» é o nome do recente registo de originais de Burzum, a “one-man band” de Varg Vikernes, uma das pedras mais carismáticas e inolvidáveis dos meandros do Black Metal. Voltou aos discos no ano passado, após um silêncio de dez anos onde aguardou apenas a sua libertação, e um ano depois regressa à carga, como que recuperando o tempo desperdiçado.

O novo álbum segue a tendência daquilo que o polémico norueguês nos habituou, tirando 2 ou 3 álbuns “ambiente” no meio da sua discografia, sem particulares experiências. Vem na sequência do interessante «Belus», do ano transacto, em termos de produção e composição. «Fallen» faz renascer alguma da aura gélida e ofensiva que a música de Burzum possuía no início, deixando um pouco em banho-maria as ambiências viajantes do fascinante «Filosofem» (que permanece único). As canções são relativamente longas e o mesmo riff, por vezes, prolonga-se por muito tempo, mas nem por isso cansa quando chegados ao fim da audição. O trabalho vocal de Varg é brilhante, quer vociferando a revolta num tom mais rasgado, quer emprestando a sua voz solene à atmosfera tão característica de Burzum.

Profundamente existencial, o caminho é aberto por uma introdução de sussurros grutescos, e segue com “Jeg Faller” com harmonias de guitarra cortantes, distorção, e um refrão conformista após a luta interior que o tema desencadeia. A senda de boas canções continua com “Valen”, que nos prende apesar da dificuldade do idioma, com a severa “Vanvidd”, ou a tremenda “Budstikken”, terminando com um tema experimental a selar o que a intro abrira. «Fallen» é cruel, elevando a frieza da imensidão nórdica onde Varg vai explorando o lado oculto das coisas, actualmente o mais pessoal, através do Black Metal. Aguardado com anseio pelos fieis, este é um dos trabalhos mais certeiros e maduros desta personagem que teima em não estagnar. Muito bom álbum.


Nota: 8.4/10


"Fallen" Track List:


01. Fra Verdenstreet
02. Jeg Faller
03. Valen
04. Vanvidd
05. Enhver Til Sitt
06. Budstikken
07. Til Hel og Tilbake Igjen



Review por Carlos Fonte