About Me

Vreid - "V" Review

Os Vreid nasceram em 2004 a partir das cinzas de Windir. Actualmente representam um quarteto integralmente composto por ex-membros do projecto inicial, tendo Sture Dingsøyr (antigo guitarrista da banda de black/folk) assumido o papel de frontman. Assim, daquela que é por muitos considerada a principal escola do black metal, chega-nos o quinto capítulo da história dos Vreid, intitulado simplesmente «V».

Estamos perante um álbum de black metal? Do tipo metralhadora imparável, não. Um álbum de metal progressivo? Nem por sombras. Este é um trabalho que conjuga ambos os géneros bebendo rock n’ roll e thrash da década de 80, convergindo para uma sonoridade e personalidade próprias, não obstante as mais dispares influências. Nove temas num total de 49 minutos de black (n’ roll) com uma produção cristalina, pincelados com momentos de maior introspecção. Esta panóplia de elementos, bem como a introdução da voz limpa e muito bem metida de Sture, não deixa os temas caírem num marasmo, funcionando como lufadas de ar fresco. Como resultado, temos um disco crescido, coerente e consistente – o nível é semelhante em todas as faixas -, mas menos directo que os antecessores.

«V» abre com as excelentes “Arche” e “The Blood Eagle” que começam por nos mostrar uns Vreid ao seu melhor estilo, mas que nos apresentam desde logo o trilho que o álbum e a banda acabam por assumir sem receios. É a partir do terceiro tema “Wolverine Bastards” que a tendência se confirma, e os tais momentos de acalmia ganham preponderância nas muitas mudanças de ritmo impostas pelo quarteto norueguês. O disco prossegue neste registo repleto de bons riffs , ora mais pesados e com outro Groove, ora mais melódicos como na monumental “The Others And The Look”, a mais longa faixa passando a dezena de minutos. O álbum despede-se com a emocionalmente negra “Then We Die”, pensada ao pormenor para o efeito.
Bem executado, de harmonias e uns quantos solos irresistíveis, e fruto de uma evolução natural da banda, «V» tem grande potencial para crescer. Um modelo que combina variáveis complexas, cujo resultado é belíssimo.


Nota: 8.3/10

"V" Track List:

01. Arche
02. The Blood Eagle
03. Wolverine Bastards
04. The Sound Of The River
05. Fire On The Mountain
06. The Others & The Look
07. Slave
08. Welcome To The Asylum
09. Then We Die




Review por Carlos Fonte