About Me

MyGrain - "MyGrain" Review

Os MyGrain são uma banda recente da Finlândia. Formaram-se em 2004 e lançaram dois álbuns muito ao estilo gothenburg, tão em voga na Escandinávia nos últimos anos.

Foram dois álbuns fortes que lhes granjearam alguma fama na Europa. Agora, no terceiro álbum, arriscaram bastante. E não se deram mal: introduziram elementos de power metal e de industrial e conseguiram uma amálgama de géneros que resulta genericamente bem. Na maioria das vezes, o experimentalismo resulta em trabalhos complicados que só a custo “entram”.
Contudo, no caso desta banda podemos aplaudir a ousadia. Músicas fortes, ritmos pesados, melodias estranhas e quase exóticas em alguns casos (Of Immortal Aeons é um excelente exemplo - o vídeo também se recomenda) e solos longos e melódicos.

Tecnicamente irrepreensíveis e dotados, os seis elementos da banda têm o cuidado de não nos “sufocar” com demasiado barulho e distorção. As músicas são cuidadosamente trabalhadas e não se nota excesso de instrumentação em nenhuma. De uma forma quase escandinava, minimalista, tratam os 3 elementos melódicos (teclas e duas guitarras) com a parcimónia que se exige a uma banda tão extensa: em nenhuma parte do álbum se nota um “overlap” de ruído ou de protagonismo.


Um álbum coerente, apesar das tais misturas. E, como tal, passível de agradar aos fãs de death, power e industrial, sem perder características notórias de nenhum deles. A ouvir atentamente.

A melhor palavra para descrever este trabalho: inesperado. E bom!

Nota: 8/10

"MyGrain" track list:

01. Into the Parallel Universeo
02. Shadow People
03. Dust Devils and Cosmic Storms
04. Of Immortal Aeons
05. A Clockwork Apocalypse
06. Eye of the Void
07. Trapped in an Hourglass
08. Xenomorphic
09. Cataclysm Child




Review por Pedro Cotrim