About Me

Falkenbach - "Tiurida" Review

Falkenbach
O conceito de one man band em Falkenbach diluiu-se um pouco com o passar dos anos. A banda é, assumidamente, Vratyas Vakyas (de seu nome verdadeiro Markus Tümmers) mas tem por trás de si quatro músicos de estúdio que tratam da voz (Tyrann), guitarra e teclados (Hagalaz), baixo (Alboin) e bateria (Boltthorn). Após seis anos de ausência desde o anterior álbum, os fãs mais acérrimos de Falkenbach nem se importariam que ele voltasse com a banda Filarmónica de Figueirós dos Vinhos. E quem esperou este tempo todo, de certeza que não vai ficar decepcionado com “Tiurida”.

A mistura perfeita entre Folk e Black Metal, segundo os padrões Bathory, fase “Hammerheart” / “Twilight Of The Gods” – ou seja não tão festivo como a moda mais recente do estilo e com o foco mais no peso. Isso não impede que não há aqui e ali um toque ou outro daquele ambiente próprio que as festas medievais nos proporcionam mas o facto de algumas músicas não terem voz ou coros (apenas uns ligeiros arranjos de teclados para esse efeito) torna as composições bem mais épicas. O enfoque está realmente nas melodias que podem repetir-se eternamente como um mantra, viciando por completo e não nos fazendo sentir muito a falta da voz, no entanto, quando esta surge, ora no seu registo limpo, ora no seu registo mais agreste, a harmonia também reina de igual forma.

Como faixa bónus temos a faixa regravada “Asaland”, que originalmente se podia encontrar na demo “Laeknishendr”, finalizando assim um álbum que pode saber a pouco para todos os que esperaram pacientemente por ele, no entanto não irá, de certeza, desiludir todos os que ficaram destroçados pelo desaparecimento de Quorthon. Do início ao fim, é um desfilar de hinos épicos, mesmo que nenhum deles atinja a marca dos oito minutos. Quando se atinge o fim, passados os quase quarenta e cinco minutos, o que apetece mesmo é voltar ao início e esse é o seu único defeito, curto demais para contos

Nota: 8.9/10
http://1.bp.blogspot.com/_T1tHgzFEEdA/TKDY4bmdtMI/AAAAAAAAIQA/smfqphCMxGQ/s1600/falckenbach.jpg

"Tiurida" track list:

01. Intro
02. ...Where His Ravens Fly...
03. Time Between Dog and Wolf
04. Tanfana
05. Runes Shall You Know
06. In Flames
07. Sunnavend
08. Asaland (Bonus Track)


Review por Fernando Ferreira