About Me

Iron Maiden - "The Final Frontier" Review

Um logo mágico e lendário. Duas palavras. Dez letras escritas num alfabeto inconfundível e uma promessa de algo único e inigualável em cada álbum: a incrível voz de tenor de Dickinson, o melhor duo de guitarristas de todos os tempos (Murray e Smith), o assombroso Steve Harris nas cordas maiores e a verdadeira caixa de ritmos que é McBrain… e, nos últimos álbuns, Jannick Gers, que não se percebe muito bem o que faz por ali…

Uma banda que nos deu momentos ímpares na história do heavy metal: "The Number of the Beast", "Piece of Mind", "Powerslave", "Somewhere in Time", entre outros, entraram para sempre para a galeria restrita que acomoda as melhores músicas de todos os tempos.
Devemos-lhes muito e só podemos estar gratos por essa dívida… por isso, ouvir pela primeira vez um álbum dos Maiden é sempre uma experiência única. Que momentos maravilhosos podemos esperar? A expectativa não irá ser colocada a uma altura demasiado elevada? Os Iron Maiden reinventaram o metal. Não lhes podemos pedir que se reinventem a si próprios… e eles não o fazem…

E o novo álbum?
"The Final Frontier" é um mais um álbum excelente numa carreira sem igual. Não se pode comparar aos clássicos dos clássicos que esta verdadeira orquestra de músicos compôs na década de 1980. Contudo, não fica atrás de alguns lançamentos mais recentes, e é, sobretudo, muito melhor que os dois que contaram com Blaze Bailey na voz que, por direito, pertence a Dickinson.

As músicas são cuidadas e ritmadas, com alguns detalhes deliciosos em quase todas elas: aquele toque inimitável dos Maiden. Para tirar todas as teimas, basta esperar que qualquer outra banda do planeta faça uma tentativa de cover de uma música apenas… e todos conhecemos os resultados dessas covers dos Maiden, que apenas palidamente espelham os originais desta banda…

Este álbum tem dez temas. Logo no começo, o intro de "Satellite 15" pode induzir uma falsa impressão de experimentalismo que se dissipa rapidamente assim que a música começa realmente, por volta dos 4 minutos. Seguem-se algumas boas músicas que nunca deslustram o todo, mas talvez sejam de destacar as seguintes: a épica "Coming Home", "Isle of Avalon" e seu toque progressivo, o ambiente quase retro de "Starblind", a cavalgada empolgante de "The Talisman" e "When The Wild Wind Blows" a fechar o álbum com chave de ouro. Esta é, sem dúvida, uma das melhores músicas dos Maiden pós Seventh Son.

No final do álbum, uma constatação repetida vezes sem conta: nunca, em toda a história da música, um par de guitarras (esqueçamos Gers) e um baixo foram tratados desta forma…
Na vastidão do espaço e na imensidão do tempo, partilhámos um planeta e uma época com estes senhores… e isso é uma bênção sem igual…

Nota: 8.2/ 10


"The Final Frontier" Track List:

01. Satellite 15....The Final Frontier
02. El Dorado
03. Mother Of Mercy
04. Coming Home
05. The Alchemist
06. Isle Of Avalon
07. Starblind
08. The Talisman
09. The Man Who Would Be King
10. When The Wild Wind Blows



Review por Pedro Cotrim