About Me

Entrevista aos Dark Wings Syndrome


Falámos com Barros Onyx a voz dos Dark Wings Syndrome, os autores de “Arcane”, claramente um dos melhores e mais distintos álbuns nacionais do ano transacto a nível nacional e com potencial para vingar além fronteiras. Descubram mais sobre esta banda nacional de enorme valia, nesta conversa com o seu vocalista.

M.I. - O vosso álbum de estreia está muito bem conseguido e sólido, tendo a banda apostado em vários músicos convidados internacionais e nacionais. O álbum está a ter para já o reconhecimento merecido?

“Arcane” foi meticulosamente idealizado e concebido para ser um grande álbum, no entanto, infelizmente, a saturação do mercado não ajuda. O facto de sermos portugueses e de uma cidade relativamente pequena podia ser Lisboa mas não é… também não está a nosso favor. “Arcane” está a ter bastante reconhecimento mas não o merecido.


M.I. - Estás completamente satisfeito com o resultado final de "Arcane" ou agora que já passou algum tempo mudarias algo?

Sim estou completamente satisfeito, todos os objectivos que tinha traçado foram atingidos. No entanto não foi fácil de todo este processo, tive que ser muito persistente e acreditar no nosso trabalho.


M.I. - És tu quem trata da parte lírica dos DWS. Do que falas nas letras do álbum "Arcane"?

Sempre que escrevo as minhas letras, mergulho numa profunda dor. É algo muito pessoal, é algo muito intenso que liberto. As minhas letras são sempre pequenas histórias imaginárias / contos / fantasias / (ou não), onde normalmente acaricio e abraço o sexo feminino. São viagens onde exploro os sentimentos, como a dor, ódio, sexo, loucura, inferno e a pouca decência humana. Todas as letras em “Arcane “ têm que ser acompanhadas pela música, mergulhando assim num estado completo de transe de profunda imaginação / realidade das nossas pequenas vidas tão fúteis.


M.I. - Escolheram o tema "Spiritual Emotions" para vídeo de apresentação do álbum. Porquê a gravação de um videoclip e a escolha dessa música?

Hoje com a saturação do mercado musical temos que apostar em todos os meios que estão ao nosso alcance. O vídeo é uma das ferramentas mais importantes para projectar e promover uma banda. A escolha do tema "Spiritual Emotions" como primeiro single para “Arcane” deve-se ao facto de ser o tema que representa melhor o conceito a música e letra de todo o álbum.


M.I. - Porque escolheram a "Ethereal Sound Works" para lançar o vosso álbum?

Durante o processo de criação de “Arcane” já tinha assinado com a editora "Ethereal Sound Works". A razão da escolha foi simples, foram-nos oferecidas todas as condições que necessitávamos para a concretização do álbum. É uma pequena editora portuguesa que acredita nos seus artistas e no movimento musical português. Oxalá tivéssemos mais algumas assim, poderia ser mudado o panorama da música portuguesa, torna-lo menos cinzento. Só por isso já merece todo o respeito! Não posso também deixar de referir a nossa grande amizade.


M.I.- O vosso álbum tem claramente potencial internacional. Planeiam lança-lo lá fora?

Neste momento estamos a trabalhar intensamente nessa vertente, mas ainda não posso adiantar nada.


M.I. - O álbum é muito forte e não é fácil destacar músicas. Pessoalmente quais são os temas de "Arcane" que mais gostas?

Isso é uma pergunta extremamente difícil, pois de facto, todos os dez temas são muito fortes e transmitem momentos diferentes. Talvez os temas “The Prey” e “My Silence” são as minhas almas gémeas. O tema “The Prey” foi o tema que exigiu muito na minha prestação vocal, cantei em timbres que nunca tinha experimentado antes, grande desafio.” My Silence”, por ser um tema a nível de escrita muito intenso e que ainda hoje me transmite muita dor. Só me foi possível escrever uma letra deste tipo depois de ter passado por fazes menos boas com uma áurea bastante negativa que deram o resultado muito intenso ao meu estado de espírito.


M.I. - Onde os Dark Wings Syndrome se sentem melhor, em estúdio ou em palco?

É precisamente nestes dois mundos que estamos sempre a vontade. Ambos se fundem, claro que depois em palco o reconhecimento das obras torna-se grandioso. Necessitamos destes dois mundos!


M.I.- Como vocalista certamente tens as tuas preferências. Quais são os teus vocalistas favoritos? E quais de alguma forma te influenciaram?

Sim claro, todos temos os nosso favoritos, os nosso ídolos ou melhor os responsáveis por hoje estarmos aqui a fazer o que fazemos.
A música foi algo, que de muito pequeno me perseguiu, cresci com muita música, musica de todo tipo e géneros. Mas o grande responsável por toda esta loucura pela música foi o Sr. David Bowie. Ouvi a primeira vez este senhor em 1983, com o tema “Let´s Dance”, achei o tema muito interessante, tive curiosidade em conhecer o passado dele, a partir desse momento nunca mais fui o mesmo. É claro que depois existiram mais algumas vozes que me marcaram, mas foram poucas.


M.I.- Deixa uma última mensagem aos visitantes da Metal Imperium e aos ouvintes dos Dark Wings Syndrome.

Quero agradecer a Metal Imperium por este momento agradável e o apoio que estão a dar aos DARK WINGS SYNDROME.

Tanto aos leitores da Metal Imperium como aos ouvistes de Dark Wings Syndrome, quero deixar estas ultimas palavras para reflectirem um pouco no estado do mercado musical, assim como no que se tornou. Passo a dar um dos exemplos asfixiadores: o MP3. Se quiserem continuar a ler boas entrevistas, reviews e informação das bandas que gostamos, temos que ser nós os primeiros a fazer a diferença para as bandas poderem sobreviver.




Entrevista por Mário Rodrigues