About Me

Dark Wings Syndrome - "Arcane" Review

Os Dark Wings Syndrome são uma banda de Guimarães que apresenta no seu álbum de estreia "Arcane" dez temas de nível elevado. Tudo neste trabalho foi feito de forma bastante meticulosa, profissional e ambiciosa: desde o artwork, às músicas em si, aos vários ilustres convidados internacionais e nacionais escolhidos para participar no CD, à escolha de David Castillo (que já trabalhou com grandes nomes como Opeth, Katatonia, Draconian, Bloodbath, entre outros) para a mistura e masterização.

"Arcane" é um álbum que cresce com as audições, devido a ser um trabalho com vários detalhes a serem descobertos. A sua sonoridade é original e única, o que é de louvar e podemos dizer que soa apenas a Dark Wings Syndrome. Podemos arriscar a descreve-la como um Metal/Rock alternativo, progressivo, melancólico e por vezes atmosférico.

O álbum começa com as óptimas "Free-Flowing" e "Hatred/ Ódio", mas é a partir da excelente "Spiritual Emotions" (que foi muito bem escolhida para vídeo de apresentação do álbum) que começa a melhor parte do álbum. Segue-se "It's No Good", cover dos Depeche Mode, muito bem transposta para a sonoridade DWS, depois "My Silence" que é uma espécie de semi-balada, cantada de forma bastante intensa e emocional por Barros Onyx e que é mesmo um dos momentos mais altos deste trabalho. "… in Hades (Pt. 1)" continua o grande nível do tema anterior, é um tema um pouco mais pesado e rápido, progressivo e ligeiramente industrial. "In My Crystal Cage" é outra grande faixa deste trabalho, com os convidados Hugo Correia dos Fadomorse (arranjos orquestrais e programações) e Ernesto Guerra dos Heavenwood (voz gutural) a serem mais valias, com esta música, a ter partes a aproximarem-se mesmo um pouco do Black Metal Sinfónico. Aqui ficam apresentados os melhores temas deste trabalho, embora os temas finais mantenham o álbum num nível elevado.

Toda a parte instrumental deste trabalho é muito boa, com destaque para um trabalho de guitarras criativo e para os ambientes criados pelas teclas, tendo assim Barros Onyx uma sonoridade ao nível da sua intensa e melancólica voz, por vezes próxima do Metal Gótico. A grande performance deste vocalista único em termos nacionais e mesmo internacionais é talvez mesmo o maior destaque do trabalho.

Os Dark Wings Syndrome são uma grande banda e lançaram um trabalho excepcional que merece o devido reconhecimento em termos nacionais e que seja lançado também a nível internacional. É nisso que segundo o que Barros Onyx nos disse na entrevista, a banda está a trabalhar intensamente e vamos torcer para que o consigam.

Nota: 8.4/10


"Arcane" track list:

01. Free-flowing

02. Hatred/ Ódio

03. Spiritual Emotions

04. It’s No Good (cover de Depeche Mode)

05. My Silence

06. … in Hades (Pt. 1)

07. In My Crystal Cage

08. Hidden Treasures

09. The Prey

10. Unknown Pleasures




--

Review por Mário Rodrigues