About Me

Crushing Sun - "Tao" Review

"Tao" é o álbum de estreia dos Vila Condenses Crushing Sun, um trabalho que promete deixar marca no metal Português pela sua qualidade, arrojo e inovação.

Death Metal é um rótulo bastante redutor para a sonoridade praticada pela banda neste CD. Diria que é metal extremo técnico com várias influências. Este trabalho contém elementos de Death, Sludge, Thrash, Post e Progressivo, num mistura bastante refrescante. O álbum é variado, mantendo o fio condutor, contudo é imprevisível pois nunca se sabe o que virá a seguir, a não ser após repetidas audições. Os riffs de guitarra são poderosos, inventivos e por vezes um pouco experimentais, a bateria está extremamente bem executada, todos os músicos da banda exibem bastante técnica, mas que flui de forma natural e sem qualquer tido de exibicionismo.

Em Portugal temos várias grandes bandas nas mais diversas vertentes dentro do universo metálico, mas os Crushing Sun mostram neste álbum (que ainda por cima é o primeiro) que para além de pertencerem ao grupo das melhores bandas, são uma das mais originais. Em termos de influências, os Gojira serão com certeza uma delas e há alguns momentos em que vai à cabeça o nome Mastodon. Apesar disso, os Crushing Sun são daquelas bandas que usam as suas referências para criar algo seu e não para se colarem a modas ou a algo que já foi feito. Esse sería o caminho mais fácil, mas o colectivo nacional não foi por aí e apenas citei as duas bandas para situar o leitor na sonoridade do grupo, apesar dos Vila Condenses terem bem mais similariedades com a banda Francesa do que com os Norte Americanos. Neste grande álbum repleto de excelentes temas, todos com os seus motivos de interesse, destaco as favoritas "The End", "Jane's Trail", "T,Hatcher", "Love" e "37º+ Celsius", isto sem ordem de preferência.


Este é claramente um dos mais fortes álbuns nacionais lançados nos últimos anos e espero que receba a aclamação que bem merece.

Nota: 8.5/10

"TAO" Track List:

01. Rain
02. Cantilever
03. The End
04. Jane's Trail
05. T. Hatcher
06. 12379 Seconds
07. Love
08. 20 to 22.000 Hertz
09. 37º+ Celsius
10. Grey Scent
11. Strip and Deceit





Review por Mário Rodrigues