About Me

Cradle Of Filth - "Darkly Darkly, Venus Aversa" Review

Os Cradle of Filth são uma das bandas míticas do Reino Unido. O seu nome dispensa apresentações dentro da cena do metal mundial. A sua carreira, já longa de 20 anos, tem mostrado que catalogar a sua música é uma tarefa ingrata. Para resumir a amálgama de géneros que já lhes foram atribuídos, talvez baste dizer que são uma grande banda de black metal.

No início da década de 1990, o género era feudo das bandas norueguesas. Estas, contudo, apresentavam poucas inovações e os seus trabalhos eram repetitivos e monótonos. Os Cradle of Filth mostraram que o black metal podia ter influências góticas fortes e atreveram-se a introduzir detalhes muito melódicos num género que até aí era tinha muito mais a ver com atitude do que com técnica e originalidade. O resultado foi um som único e inconfundível que trouxe novos fãs ao black metal sem desiludir os mais antigos e irredutíveis. Hoje em dia, qualquer discografia de metal tem de incluir obrigatoriamente um álbum desta banda.

E em 2010 trouxeram-nos "Darkly, Darkly, Venus Aversa". Nota-se a ausência da diva dos anos de ouro, Sarah Jezebel Deva, mas a banda não perdeu a sua musicalidade inconfundível. Em qualquer faixa do novo álbum não ficamos com dúvidas de estarmos a ouvir os Cradle. Nos nossos dias, não há muitas bandas com 20 anos de carreira que se possam gabar do mesmo…

"Darkly, Darkly" continua a mostrar uma banda em grande forma. Ritmos galopantes, a voz única de Dani Filth acompanhada pela jovem americana Ashley Ellyllon, ex-membro dos Abigail Williams. Não é a Sarah, mas acompanha muito bem a toada da banda, tanto nos contributos vocais como nas teclas. As guitarras continuam muito bem entregues a "Allender" e a "McIlroy", que acompanham na perfeição as incríveis variações de ritmo que a banda tem como trademark.

Algumas faixas a destacar: a genial "Lilith Immaculate", digna de figurar entre as melhores músicas da banda, a tradicional "The Cult of Venus Aversa", o retorno às origens em "The Nun With The Astral Habit", "Retreat Of The Sacred Heart" e "The Spawn Of Love And War".

Os fãs de Cradle podem continuar a acreditar na banda: está jovem de 20 anos, sem ter perdido quase nada do seu fulgor original. E os fãs do black metal mais duro podem ficar descansados: os Cradle continuam a tratar com o género com o respeito devido, acrescentando-lhe a sua ousadia única e enriquecedora…


Nota: 8.5/ 10

"Darkly Darkly, Venus Aversa" track list:

01. The Cult Of Venus Aversa
02. One Foul Step From The Abyss
03. The Nun With The Astral Habit
04. Retreat Of The Sacred Heart
05. The Persecution Song
06. Deceiving Eyes
07. Lilith Immaculate
08. The Spawn Of Love And War
09. Harlot On A Pedestal
10. Forgive Me Father (I Have Sinned)
11. Beyond Eleventh Hour





Review por Pedro Cotrim