About Me

Mourning Lenore - "Loosely Bounded Infinities" Review

Os Mourning Lenore são uma banda nacional de Doom/Death Metal de veia melódica, formada à relativamente pouco tempo, mais exactamente em 2008. É aí que este grupo começa a surpreender... isto devido à grande maturidade demonstrada neste álbum de estreia "Loosely Bounded Infinities", tendo em conta os apenas dois anos de existência.

Até ao lançamento deste registo, o grupo tinha apenas lançado um split-CD com os Insaniae intitulado "Daemonium 3rd Anniversary", cujas duas músicas presentes nesse lançamento estão presentes na edição limitada do novo trabalho da banda. Nas músicas do split a banda já tinha demonstrado qualidade, mas superaram sem dúvida o anteriormente feito, com as quatro óptimas músicas que compõem este álbum de estreia. Estas quatro faixas estão entre os 10 e os 12 minutos de duração mas são interessantes e variadas o suficiente para manter o ouvinte atento sem perder o interesse. A banda entra claramente no lote das melhores bandas de doom nacionais, que é cada vez mais extenso, e desses grupos - em termos de similaridades sonoras - os Before The Rain e Process of Guilt são claramente duas referências para quem ainda não conhece os Mourning Lenore, embora o seu som não seja - para já - tão aventureiro como os Eborenses.

A sonoridade de Mourning Lenore é mais tradicional e 'obedece' às regras impostas nos anos 90 por bandas como Paradise Lost, Anathema e Katatonia e apesar de não fazer nada de completamente original, os autores de "Loosely Bounded Infinities" praticam esta sonoridade com muita qualidade, sinceridade e paixão. Para se perceber isso basta ouvir pela primeira vez temas como os favoritos: "Reminiscience" que conta com um refrão fantástico cantado com voz limpa e "Unchained" cuja parte cantada é bastante intensa fazendo lembrar um pouco uns Katatonia do meio da carreira e com a segunda parte da música a ser mais atmosférica, a fazer lembrar os Agalloch. Destaco aqui a forte voz de João Galrito tanto nas partes guturais como nas limpas e o óptimo trabalho de guitarras do mesmo Galrito e João Arruda.

"Loosely Bounded Infinities" é um grande álbum repleto de momentos interessantíssimos, não se esgotando nas primeiras audições. Acredito que este é apenas o primeiro capítulo da existência desta excelente banda nacional e que a partir daqui a banda irá evoluir e experimentar mais em futuros álbuns.

Nota: 8.2/10

"Loosely Bounded Infinities" track list:

01. Contours of a Dream
02. Reminiscence
03. Everlasting
04. Unchained
05. Rain's Seduction [música bonus]
06. Patterns of Emptiness [música bonus]



--

Review por Mário Rodrigues