About Me

Negative Ground - "New World Order Arrives" Review

Depois de uma demo de 2009, os Negative Ground lançaram no corrente ano de 2010 este EP "New World Order Arrives". A banda mostra-nos neste EP um bem conseguido Heavy/Power Metal com algumas partes a roçar o Thrash.

Este trabalho é composto por quatro temas, que atingindo um positivo nível qualitativo, ainda não se mostram suficientemente cativantes para que se possa dizer que os Negative Groud poderão ser um nome forte no Metal nacional.
O que aqui temos são músicas promissoras, sendo que a banda daqui para a frente, num novo trabalho seja EP ou longa duração, poderá dar um salto a nível qualitativo. Penso que poderá dar esse salto apostando numa produção mais forte do que a deste EP, o que beneficiará de sobre maneira o resultado final.

O vocalista/guitarrista da banda Bala (principal compositor dos Negative Ground) a nível vocal nas partes mais sujas e agressivas já atinge um nível muito aceitável que poderá ainda ser ampliado, já nas partes mais cantadas terá forçosamente de melhorar um pouco a sua voz visto esta ser um instrumento fulcral quando falamos de Heavy e Power Metal. Penso que a faceta mais Thrashy também deverá ser um pouco mais explorada dando mais variedade ao som do grupo.
A nível instrumental nada a dizer, está bem conseguido e encontramos melodias bem interessantes e bons riffs que teriam outro brilho com uma produção superior. Com muito trabalho e afinco na composição, penso que este EP poderá ser largamente superado, pois a banda mostra aqui potencial.
Algo de apreciar na sonoridade dos Negative Ground é que apesar de no Metal mais tradicional já estar tudo inventado, nada nestas músicas parece estar colado a outras bandas, tendo a banda conseguido ser suficientemente inventiva para soar a si própria, o que é de louvar.

Aguardamos o sucessor deste bom trabalho para ouvir se os Negative Ground estarão à altura de dar o tal salto a nível qualitativo e superarem este trabalho.


Nota: 7/10




"New World Order Arrives" Track List:

01. The Hangman
02. Stronghold (Killing truth Pt.2)
03. Forsaken (Killing truth Pt.3)
04. New World Order Arrives




Review por Mário Rodrigues