About Me

Mindlock - "Enemy Of Silence" Review

Qualquer apreciador de metal que tenha estado minimamente atento ao que se fez no som de peso nacional na primeira década do novo milénio, com certeza que conhece os Mindlock. Isto devido aos dois trabalhos que a banda lançou antes deste "Enemy Of Silence", falo do EP "Manifesto" de 2001 e do álbum de estreia "Ego Trip" de 2003 e também pelos concertos demolidores que o grupo tem dado ao longo dos anos por esse país fora.

Sete anos após "Ego Trip" a banda volta à carga com este "Enemy Of Silence", que apesar dos bons trabalhos anteriores que foram importantes na sua altura, é sem dúvida o trabalho mais forte e consistente que o colectivo compôs até à data.
Os Mindlock versão 2010 mostram evolução a nível técnico, num álbum de Thrash Metal moderno, com um conjunto de 10 temas na sua globalidade mais pesados, rápidos e agressivos que os que a banda fez nos seus anteriores trabalhos. Apesar da sonoridade do grupo estar diferente, a banda apresenta aqui coerência a nível estilístico e alguma da modernidade e groove do passado. Só que agora a banda mostra outros argumentos e uma energia e vontade renovadas, num álbum onde se nota que houve um trabalho árduo na sua composição.

Em termos de influências notam-se aqui e ali algo à Pantera, Lamb Of God, Machine Head, ou mesmo Chimaira, sendo este álbum claramente apelativo para os fãs destes grupos. Também se percebe a influência de
Thrash Metal mais old school, algo como Metallica antigo, mas apenas em "Stubborn By Nature" e "Blockage", segundo e terceiro temas respectivamente. Em "Sing Like You Were Dead" a banda apresenta riffs mais melódicos que nos remetem ao de leve para o som Sueco de Gotemburgo. Carlos neste álbum usou quase sempre o registo berrado e fê-lo melhor do que nunca, Xico superou-se na guitarra com vários riffs fortes e ameaçadores, o novo baterista Amadis com uma performance muito boa mostrou ser o músico ideal para os Mindlock nesta nova fase da banda e Miguel acompanha-o de fora irrepreensível no baixo.

"Enemy Of Silence" é o ponto alto do
Thrash Metal deste ano a nível nacional, não importa se é Thrash moderno ou old school, o que interessa é que é boa música e ponto final.


Nota:
8/10


"Enemy Of Silence" Track List:

01. Firekiss
02. Stubborn By Nature
03. Blockage
04. Sing Like You Were Dead
05. The Fall Of Conspiracy
06. Unleashed (New Breed)
07. Pleasure Meets Flesh
08. Alcohol Ecstasy
09. Beneath The Underground
10. I Am War




Review por Mário Rodrigues