About Me

Entrevista aos Onslaught


Formaram-se em '83 e separaram-se em '91, pelo meio lançaram "Power From Hell", "The Force" e o não tão bem recebido "In Search Of Sanity". Voltaram no passado ano de 2005 e lançaram "Killing Peace" em 2007 e preparam-se para lançar um novo álbum "Sounds Of Violence". Estivemos à conversa com Nige Rockett, guitarrista e co-fundador dos Ingleses Onslaught, uma banda de culto do Thrash Metal, que nos falou sobre o passado, presente e futuro da banda.


M.I. - Vocês cessaram actividades durante 15 anos. O que vos fez voltar após tanto tempo?


Nós basicamente tínhamos imensos assuntos por tratar.. Os Onslaught cessaram actividades envoltos de uma grande nuvem negra em '91, e sentimos que tínhamos imensos problemas para resolver. A editora Blackend Records havia relançado os nossos álbuns, que venderam bastante bem, o que nos mostrou que ainda havia um interesse saudável na banda isto em 2005. Steve organizou a reunião dos Onslaught, e com a sua persuasão convenceu e reuniu os 4 elementos originais... E aqui estamos 5 anos mais tarde, mais fortes do que nunca e ainda com muito para percorrer!


M.I. - Durante esses 15 anos de hiato, os elementos da banda iam mantendo o contacto entre si? Se sim, vocês falaram frequentemente numa reunião, ou foi algo espontâneo?

Eu e o Steve mantivemos regularmente o contacto e penso que o Steve mantinha também regularmente o contacto do o Sy e o Jim, mas a banda nunca foi assunto de debate durante esse tempo, e como disse, os Onslaught terminaram em volta de uma nuvem negra e isso não era uma discussão que nos agradasse.


M.I. - No que diz respeito aos concertos... Como têm corrido as vossas actuações? Qual tem sido a resposta por parte do publico?

Tocámos mais nestes 5 anos desde que nos reunimos do que nos 9 anos antes de nos separar-mos. Isso por si só revela o quanto os Onslaught são conhecidos em termos de concertos. Os concertos têm sido totalmente fantásticos e a resposta tem sido melhor do que nunca. Os Onslaught pertencem ao palco e é isto que a banda é!


M.I. - Sei que já se encontram a trabalhar no sucessor de "Killing Peace". Como está a correr e o que me podes dizer acerca do mesmo?

O novo álbum chamar-se-à "Sounds Of Violence, já se encontra gravado, e está neste momento a ser misturado. É um álbum bastante diferente de "Killing Peace", e é uma progressão bastante natural. É muito mais pesado, agressivo e com arranjos muito mais complexos, é definitivamente um álbum mais maduro. "SOV" é um regresso ás nossas origens, mas é também um trabalho muito contemporâneo. Queremos quebrar os limites do Thrash Metal com "SOV" e esperamos que os nossos fãs originais fiquem satisfeitos, bem como esperemos trazer um belo punhado de novo fãs para o grupo.


M.I. - Andy Sneap fez um grande trabalho em "Killing Peace". Irão escolhê-lo novamente para produzir o novo álbum?

Não... Nós gostamos de manter as coisas frescas e diferentes de álbum para álbum, desta vez escolhemos um outro produtor. Jacob Hansen produziu o novo álbum "Sounds Of Violence" e devo dizer-te que ele fez um trabalho fantástico. Está tão pesado e cheio de poder, Jacob fez um trabalho fantástico com a foz do Sy.. Elas soam fenomenais, talvez para a próxima vez iremos quebrar a nossa própria regra e esperamos poder trabalhar com Hansen mais uma vez. Ele fez um grande trabalho!



M.I. - Em Outubro de 2009 falei contigo através do MySpace acerca da vossa vinda a Portugal, e na altura, tinhas-me dito que estavas à espera de mais informação dos promotores acerca de datas em Lisboa e Porto. Tens mais alguma informação acerca disso?

É verdade. Eu realmente falei com os promotores do Caos Emergente, mas a nossa agenda nunca nos permitiu finalizar os concertos.. mas é 100% garantido que os Onslaught voltem a Portugal em 2011, para promover "Sounds Of Violence"!


M.I.- Depois de vários anos de carreira, quais os objectivos que pensam ainda atingir?

Actualmente temos imensa sorte de termos atingido os nossos planos e ambições..mas isso não nos impede de seguir em frente. Temos ainda muito para oferecer à comunidade Metaleira e ainda há muitos territórios para conquistarmos, mas a consolidação da banda é o objectivo principal, é fantástico poder tocar para os nossos fãs. Nós tentamos visitar cada país com alguma regularidade e tentamos fazer com que não nos esqueçam.


M.I. - Sentem que de algum modo, ainda têm muito que aprender?

Claro! Nós estamos sempre a aprender. A aprender como compor melhores músicas, como podemos melhorar nos nossos concertos. Nós deparamo-nos com diversas situações difíceis em todos os concertos, e agora sabemos como lidar até com os maiores problemas.. Isto ajuda-nos a ser o mais profissional possível e esperamos que nos permita actuar sem qualquer problema para os nossos fantásticos fãs.


M.I. - Falando do Metal em geral... Como vês o Metal 27 anos depois? Haverá assim tantas diferenças desde '83?

Acho que irás ficar surpresa em ouvires que não é assim tão diferente 27 anos depois, especialmente pois quase todas as bandas estão vivas e a actuar, o que é bastante porreiro! É claro que a internet tornou a comunicação muito mais fácil - o que é bom - mas em termos de concertos, as coisas estão praticamente iguais... O público talvez não seja tão louco como antes, mas parece que nunca estivemos ausentes... A tecnologia no que toca ás gravações tem obviamente avançado, o que tornou muito mais fácil a gravação de um álbum e também o seu custo. Conseguimos gravar um álbum um décimo mais barato que antigamente e em menos de um quarto do tempo que levávamos à 27 anos.. por isso não nos podemos queixar (risos)!


M.I. - Algumas palavras finais?
Apenas um enorme obrigado a todos os fãs que têm seguido os Onslaught todos estes anos, quer desde os dias de "Power From Hell" ou da era do "Killing Peace". Adora-mo-vos e muito obrigada! Vemo-nos em breve!


"Sounds Of Violence" será lançado mundialmente através da AFM Records no dia 11 de Novembro de 2010!




Entrevista por Diana Fernandes