"Chegados a esta data somos obrigados a anunciar a não realização do Festival Ilha do Ermal, na edição 2010.
O Festival Ilha do Ermal 2009 só foi possível pelo elevado empenho da organização, tendo lutado contra tudo e todos para que fosse realidade. Apesar de todas as vicissitudes e tentativas de boicote, conseguimos levantar um edifício em ruínas, de uma forma que muito nos orgulha. Fomos confrontados com inúmeras dificuldades para garantir apoios.
Ficamos a saber que, apesar da nossa região ser uma das mais belas do país, inserida num contexto natural impar, o sol continua a brilhar mais a sul, perto dos grandes centros de decisão, longe do país real.
Finda a edição 2009, de imediato começamos a trabalhar a edição 2010 do Festival Ilha do Ermal.
Após diversos contactos, percebemos que as portas se mantinham encerradas.
Pelo meio tivemos eleições que ditaram mudanças na autarquia de Vieira do Minho, obrigando a um reinício na apreciação do dossier Festival Ilha do Ermal, no que concerne ao seu enquadramento nos objectivos e prioridades do novo executivo.
Nunca foi intenção da organização que o Festival Ilha do Ermal fosse suportado pela autarquia, mas a mesma tem um papel fulcral na organização do mesmo.
Cedo compreendemos que a situação financeira da autarquia de Vieira do Minho, não permitiria o seu envolvimento de uma forma capaz de permitir o arranque do projecto, sem o sério apoio de parceiros institucionais.
Foram lançados convites a diversas instituições com implantação no distrito de Braga, bem como com fortes interesses no concelho de Vieira do Minho, mantendo o contacto com instituições de relevância nacional.
Chegados a esta data, os resultados são nulos. Por um lado houve entidades que manifestaram desinteresse no apoio à edição de 2010, alegando dificuldades acrescidas pela actual conjuntura de crise ou pelo facto do momento não ser oportuno, apesar de não fecharem a porta para 2011, por outro lado as instituições que não deram uma resposta definitiva em tempo útil para que a mesma fosse considerada.
Incentiva-nos o repto lançado por aqueles que nos desafiaram a não desistir, por aqueles que são o verdadeiro Festival Ilha do Ermal – O Publico.
É por eles que desafiamos todos quantos poderão viabilizar o maior evento cultural / musical do distrito de Braga e um dos maiores do país, a se associarem a esta causa.
Iniciamos a partir desta data a luta, em conjunto com a Câmara Municipal de Vieira do Minho, para que em 2011 o nosso Ermal seja realidade.
Sabemos que será difícil, mas contamos com todos.
Cumprimentos,
a Organização."
DF