About Me

Anonymous Souls - "Agony" Review

Os Anonymous Souls são uma banda de Gião, concelho de Sta Maria da Feira, formada em 2001. A banda conta com uma demo lançada e um álbum de estreia lançado em 2005 denominado "Condolences", que obteve boas críticas por parte da imprensa. "Agony" é o mais recente álbum da banda e marca a estreia do novo vocalista Jorge e do guitarrista Rui.

Este trabalho ao contrário do álbum de estreia que foi gravado nos Ultrasound Studios, foi registado nos estúdios do teclista da banda André Almeida. Houve um contratempo durante as gravações deste trabalho, que foi a saída do vocalista Dário que foi entretanto substituído por Jorge, o que com o álbum quase pronto obrigou a banda a regravar as vozes. São duas vozes diferentes, enquanto o antigo vocalista conferia uma sonoridade mais Death/Thrash ao colectivo, Jorge têm um registo mais próximo do Thrash Metal moderno, o que alterou o som da banda e prova mais uma vez que este posto é fulcral numa banda. O novo vocalista têm um bom registo berrado que combina com a sonoridade mais agressiva e Thrashy deste álbum. As músicas são pesadas, maioritamente rápidas, mas também com groove. As guitarras apresentam bons pormenores mas penso que a dada altura se tornam um pouco repetitivas e além disso deveriam ter mais destaque em detrimento das teclas que têm demasiado protagonismo neste trabalho. Não que em alguns temas as teclas não fiquem bem mas em determinados momentos dá a sensação que nem eram necessárias. Quanto à bateria e ao baixo nada a dizer, apresentam-se em bom plano.

"Agony" não é um mau álbum, longe disso e tem boas músicas de facto, como "Screams Of Pain" e "Violent Rage" que são dois exemplos disso mesmo, mas tanto esses temas como os outros deste trabalho carecem de não serem suficientemente memoráveis. Os Anonymous Souls já estão a gravar o seu 3º álbum e segundo mensagem do blogue oficial da banda, o novo trabalho irá revelar a verdadeira alma da banda. Aguardamos pelo novo CD da banda para descobrir se assim será e na expectativa de um trabalho mais forte.

Nota: 6.4/10

"Agony" Track List:

01. Patrimony
02. Afraid of Me
03. Screams of Pain
04. Doors of Justice
05. Violent Rage
06. Lost in Sleep
07. Once for All
08. Agres Tea
09. Pol
10. Dying
11. Soldier in Religion


Review por Mário Rodrigues