About Me

Nevermore - "The Obsidian Conspiracy" Review

"The Obsidian Conspiracy" é já o sétimo álbum de originais de uma das bandas mais singulares do Metal, os Nevermore. Isto por terem criado uma sonoridade própria e inimitável, por terem feito fantásticos álbuns e por terem nas suas fileiras grandes músicos como Jeff Loomis, um dos melhores guitarristas do estilo e Warrel Dane um excelente e único vocalista.

A fasquia para este álbum estava muito elevada e a expectativa era muita devido aos trabalhos que a banda lançou no passado e principalmente por "This Goodless Endeavor" um dos grandes álbuns da década passada, lançado em 2005. Talvez por isso nas primeiras audições deste novo trabalho da banda, somos confrontados com um ligeiro travo a desilusão, o que depois de ouvir atentamente mais vezes esse desaparece e a partir daí começa-se a apreciar o álbum na sua plentitude. Isto principalmente caso o ouvinte comece a apreciar este trabalho pelo que é, sem pensar noutros registos passados do grupo. É certo que álbuns como "Dead Heart In A Dead World", "This Godless Endeavor", "Dreaming Neon Black" e mesmo "Enemies Of Reality" são fantásticos e possuem as suas virtudes, assim como o novo trabalho da banda as tem. Se por um lado neste trabalho a banda não demonstra tanto virtuosismo, técnica e complexidade como nos anteriores, este CD é mais melódico, acessível, com temas mais curtos e feitos mais a pensar na voz de Warrel Dane. É Dane quem mais brilha neste álbum porque as músicas são feitas mais para este, como se pode ouvir em músicas como "The Blue Marble and the New Soul", "Without Morals" e a excelente "Emptiness Unobstructed".

O nível de composição do grupo é que não fica a perder em relação aos seus álbuns passados, uma vez que continuam a escrever grandes músicas como "And The Maiden Spoke", "Moonrise (Through Mirrors of Death)", "Your Poison Throne", a já anteriormente referida "Emptiness Unobstructed" e o tema título, sendo neste último em que Jeff Loomis demonstra melhor todo o seu talento e virtuosismo. Não que o trabalho de guitarra não seja fantástico no resto do álbum porque o é, mas neste registo está mais contido ao serviço do colectivo. Uma palavra para a secção rítmica (habitualmente menos lembrada) que esteve muito bem no álbum com destaque natural para a prestação muito boa de Van William na bateria.

Ainda estamos a meio do ano mas posso afirmar com toda a certeza que este será um dos melhores trabalhos deste ano. Será que irá ter o mesmo impacto que "This Godless Endeavor" e "Dead Heart In A Dead World" tiveram na década passada? Ainda é cedo para o responder, talvez até não tenha, mas o que é certo é que é um grande álbum com fantásticas músicas e isso já vale muito.

Nota: 9.3/10

"The Obsidian Conspiracy" track list:

01. The Termination Proclamation
02. Your Poison Throne
03. Moonrise (Through Mirrors Of Death)
04. And The Maiden Spoke
05. Emptiness Unobstructed
06. The Blue Marble And The New Soul
07. Without Morals
08. The Day You Built The Wall
09. She Comes In Colors
10. The Obsidian Conspiracy



Review por Mário Rodrigues