About Me

Entrevista aos Subdark


Entrevistámos os Subdark, banda oriunda do Porto, que lançou no final do ano passado, um excelente EP composto por apenas 3 temas: "Noir Coating". Estes revelaram bastante qualidade e alguma originalidade no seu trabalho, deixando um excelente prenúncio do que nos irão mostrar num futuro próximo com o seu álbum de estreia. 

M.I. - Apesar de terem 5 anos de banda, sabe-se pouco sobre vós. Poderão contar-nos um pouco da vossa história?

Nuno - Os Subdark formaram-se inicialmente há 5 anos altura em que Miguel Sarmento na bateria se juntou a mim e ao Alex para dar origem à primeira formação dos Subdark. Foi nesta altura que se começou a delinear lentamente a nossa sonoridade e de onde nasceram alguns dos temas que ainda hoje tocamos, incluindo um deles, Whispering Shadow, que faz parte do nosso EP. Entretanto o Miguel teve de abandonar a banda e nessa altura falamos ao João que estava noutro projecto nosso conhecido para tomar o cargo de baterista e esta é a formação que se tem mantido constante até hoje. Em 2009 gravamos nos estúdios Soundvision o nosso primeiro trabalho. Trata-se de um EP chamado Noir Coating com duração aproximada de 20 minutos que procura mostrar as nossas diferentes influências em 3 músicas bastante distintas entre si.



M.I. - Que balanço fazem destes 5 anos?

Subdark - Estes 5 anos foram anos de aprendizagem e de adaptação entre nós como músicos. Foi um longo período de facto, mas foi um período que achamos necessário para estarmos aptos para enfrentar este sub-mundo da musica. Sentimos-nos cada vez mais confiantes com o trabalho que fizemos e sabemos que este tempo foi de importância extrema para agora estarmos numa fase em que funcionamos muito bem como banda. Estes anos foram marcados por bons e menos bons momentos, mas dada a nossa maneira de ser é tudo motivo para rir e para relembrar com saudade. Divertimos-nos imenso a fazer o que fazemos e tudo o que está relacionado com a banda e esperamos que nos anos vindouros o mesmo continue.


M.I. - A vossa sonoridade é bastante interessante. Quais as vossas principais influências musicais?

João - Obrigado pelo elogio desde já. O que faz a nossa sonoridade é talvez o facto de todos nós devorarmos música independentemente do género. É-nos impossível dizer onde está a nossa inspiração quando compomos mas orgulhamos-nos de não ter compromissos comerciais e daí estamos livres para inserir todos os elementos que acharmos enriquecedores para a música. O Alex gosta de rockalhada dos 70's, o Nuno prefere um heavy metal e um velho thrash old school e eu gosto sobretudo de bandas originais por muito esquisitas que sejam. Estranhamente encontramos um consenso quando compomos e acho que é isso nos pode diferenciar de outras bandas actualmente no underground.


M.I. - Como tem sido recebido o vosso EP de estreia "Noir Coating"? Pela qualidade presumo que a recepção por parte do público tenha sido positiva...

Subdark - A reacção tem sido indiscutivelmente positiva. Estávamos à espera que fosse um trabalho que dividisse opiniões, agradando plenamente a algumas pessoas e passando completamente ao lado de outras, mas contrariamente ao que pensamos, de uma forma geral está toda a gente a reagir muito bem ao nosso trabalho e esta reacção está a ser a nossa força de vontade para continuarmos e nos superarmos cada vez mais. De facto, no underground, o apoio de quem nos ouve é uma autêntica bênção e temos a agradecer a toda a gente que ouviu o nosso trabalho e nos deu a sua opinião.


M.I. - Quais os temas que abordam nas vossas músicas?

Nuno - Basicamente são temas que vão de encontro ao lado mais obscuro das nossas mentes, dai o nome da banda Subdark : o negro da mente. A partir dessa base podemos ter temas como revolução bélica (Warhead), depressão/antagonismos (Culture to Kill), um género de luta interior eufemística com algumas referências ao oculto (Whispering Shadow).


M.I. - Tenho reparado que têm actuado pouco em promoção de "Noir Coating". A que se deve esse facto?

Subdark - Optamos por deixar maturar um pouco o EP e receber algumas opiniões antes de partimos em força para a estrada. Neste momento estamos a organizar uma tour nacional, provavelmente com mais uma banda com material para apresentar, para que possamos chegar a um pouco por todo o lado e procurar deixar a nossa marca numa gama a nível mais nacional, sendo que também vamos desde já procurar "apalpar" terreno nas zonas mais próximas de Espanha.


M.I. - Os 3 temas do EP estão bastante bem conseguidos, o que nos deixou bastante curiosos por ouvir ainda mais músicas vossas. O que vos levou a lançarem cá para fora um EP com apenas 3 músicas?

Subdark - A gravação deste EP foi basicamente uma experiência, visto que não tínhamos experiência em gravar num registo tão profissional. Foi uma decisão adiada várias vezes, mas quando entramos em estúdio já tínhamos perfeita noção de como o álbum iria soar. A gravação foi bastante expedita e o Paulo Lopes (produtor) conseguiu através da produção acrescentar uns pozinhos característicos do nosso EP que fez com que tudo resultasse tão bem. Quanto à questão das 3 músicas, é exactamente pelo motivo enunciado na pergunta. Quisemos apenas dar um cheirinho dos Subdark e deixar o publico com vontade de ouvir mais e criar alguma expectativa face ao álbum. Além disso, deixamos muitas das nossas melhores musicas para o álbum de modo a atingir mais gente com musicas que achamos verdadeiramente especiais. Ainda temos muito para apresentar e mostrar.Escolher 3 músicas que mostrassem em 20 minutos o que são os Subdark foi difícil mas acabamos por fazer a escolha acertada.


M.I. - O lançamento de "Noir Coating" ocorreu no passado ano de 2009. Já pensam em começar a compor novo material, ou por enquanto apenas se preocupam em promover o EP?

Subdark - Estamos a fazer ambos ao mesmo tempo. As músicas que vão figurar no álbum são contemporâneas do EP. Estão neste momento em fase de arranjos que esperamos ser um pouco mais demorada face a outras músicas dada a maior progressividade e um maior experimentalismo. A par disso estamos a promover o EP e criar desde já um bichinho no público face ao álbum.


M.I. - A que objectivos os SubDark se propõem a médio/longo prazo?

Subdark - O objectivo para o qual estamos desde já a apontar é o de editar o álbum. Achamos que se for trabalhado como o EP e tudo surja tão espontaneamente como até aqui, acreditamos que vai ser um registo muito forte a nível nacional. Gostaríamos de com o álbum passar a uma abordagem semi-profissional da música.


M.I. - Como músicos, sentem algumas dificuldades? Se sim, quais?

Subdark - Sentimos dificuldades inicialmente, não só porque é difícil encontrar lugar para ensaio e o preço do material é avultadíssimo mas neste momento, agora que tratamos de nos preparar como banda e resolvemos todas estas questões, não tenho duvidas que vamos evoluir exponencialmente como músicos e nota-se que com o passar do tempo estamos-nos a tornar cada vez melhores intérpretes e compositores.



M.I. - Em jeito de conclusão, querem deixar aqui alguma mensagem ao nossos leitores e vossos seguidores?

Subdark - Desde já vamos agradecer muito o tempo de antena aqui disponibilizado e agradecer a crítica ao nosso EP e a toda a gente que lê esta entrevista. Além disso gostaríamos de deixar um convite a toda a gente a espreitar o nosso myspace onde se encontram todas as músicas na integra. Se gostarem queiram comprar o EP ou as t-shirts também disponíveis a um preço absolutamente simbólico que é sempre uma ajuda e um sinal de apreço e confiança na banda. Contactem-nos para concertos ou para um copo, nós adoramos o espírito que se vive no mundo da música.



Entrevista por Diana Fernandes