About Me

Dark Tranquillity - "We Are The Void" Review

"We Are The Void" é já o 9º álbum de estúdio de uma das bandas pioneiras do Death Metal Melódico, os Dark Tranquillity que contam já com 19 anos de existência. Além de ser uma das bandas precursoras desse estilo, é das que tem uma carreira mais sólida derivado aos grandes álbuns que lançou, por nunca ter lançado trabalhos medianos e ter tido poucas oscilações de qualidade.

O novo álbum não foge à regra, mesmo não sendo tão forte como os três últimos CDs do colectivo, "Damage Done", "Character" e "Fiction" que são três fantásticos trabalhos, ainda assim mantém o nível elevado, contendo grandes músicas e nenhum 'filler'.
É de facto um álbum para ouvir no seu todo, mas não poderia deixar de realçar grandes temas como: "The Fatalist", que está ao nível de excelência daquilo que foi feito os últimos trabalhos e estando na linha destes; "The Grandest Acusation" a lembrar o melhor de "The Gathering" e com um refrão melódico com Stanne a cantar em grande forma. "I Am The Void" é outro dos pontos altos do álbum, um tema rápido, com grandes e memoráveis harmonias de guitarra. "Iridium" por sua vez é um tema lento mas não menos memorável, sendo uma espécie de semi-balada que 'roça' o Metal Gótico e termina o álbum de forma majestosa.
A destacar também o tema "Arkangelsk" neste caso não por ser das melhores músicas, mas por a banda se aventurar aqui numa sonoridade mais próxima do Black Metal Melódico e com um resultado muito positivo.

Mikael Stanne tem neste trabalho uma performance intensa como sempre, sendo este o álbum em que o vocalista usa mais a sua voz cantada desde "Projector" de 1999.
Há neste trabalho também um reforço da importância do trabalho do teclista Martin Brändström, nomeadamente no capítulo de dar mais ênfase a alguns refrões e na criação de determinados ambientes importantes nas músicas.
O trabalho de guitarras é mais uma vez de nível elevado, não tão pesadas como em anteriores trabalhos, mas excelente na criação de melodias memoráveis.

Este trabalho não supera os anteriores dando a sensação que a banda já atingiu o seu pico, mas ainda assim reafirma a importância desta no Death Metal de contornos mais Melódicos e no Metal em geral, sendo que o grupo mostrou não ter perdido nenhuma das suas virtudes, nem mesmo a de escrever grandes músicas.

Nota: 9.1/10

"We Are The Void" track list:

01. Shadow In Our Blood
02. Dream Oblivion
03. The Fatalist
04. In My Absence
05. The Grandest Accusation
06. At The Point Of Ignition
07. Her Silent Language
08. Arkhangelsk
09. I Am The Void
10. Surface The Infinite
11. Iridium

Myspace Oficial: http://www.myspace.com/dtofficial


Review por Mário Rodrigues