About Me

Factory Of Dreams - "A Strange Utopia" Review

Os Factory Of Dreams são o mais recente projecto do multi-instrumentista Português Hugo Flores, aqui em conjunto com a vocalista Sueca Jessica Lehto, tendo lançado recentemente "A Strage Utopia", o seu 2º álbum e sucessor de "Poles" de 2008. Flores tem sido um dos rostos do Metal Progressivo no nosso país, tendo lançado um álbum em nome próprio, dois com o seu projecto Sonic Pulsar e dois com Project Creation. Ele que é uma espécie de Arjen Lucassen Nacional, devido ao facto de ter vários projectos, mover-se nos campos do progressivo e tocar vários instrumentos.

O que os Factory Of Dreams aqui apresentam é complexo e requer várias audições atentas para ser devidamente assimilado na sua plenitude. A sonoridade vai do progressivo ao metal gótico e sinfónico, com sons electrónicos à mistura. Pelas similaridades estilísticas poderá agradar tanto a fãs de Ayreon como a fãs de Epica ou Within Temptation, apesar deste projecto ser à parte dos demais e ser longe de ser alguma cópia de algo. A bela voz de Jessica Lehto combina muito bem com os devaneios musicais de Hugo Flores e resulta em pleno nomeadamente nos temas mais fortes do álbum, presentes no início. As melhores músicas são "Sonic Sensations", "The Weight of The World" e "A Voyage To Utopia". O ponto mais fraco do álbum é a sua falta de consistência a partir da sua segunda metade, onde perde muito fulgor, tendo em conta a primeira metade de bom nível.

"A Strange Utopia" é um bom álbum mas fica a sensação que será num hipotético terceiro álbum do projecto, que este mostrará todo o seu valor.

Nota: 7.2/10

"A Strage Utopia" Track List:

01. Voyage To Utopia
02. The Weight of The World
03. Inner Station

04. Sonic Sensations
05. The Road Around Saturn
06. Garden Of All Seasons
07. Dark Utopia
08. Vacation In Venus
09. Chaotic Order
10. Slow Motion World
11. Destructible Destruction
12. E-Motions
13. Broken (Bonus )
14. The Weight Of the World (Radio Edit) (Bonus)



Myspace Oficial:
http://www.myspace.com/projectcreation


Review por Mário Rodrigues